18 de maio, 2024

museu-do-santuario-de-fatima-exposicao-rosarium-dia-internacional-museus-e-sitios-2024-jovens-jogo-da-gloria.jpg

Museu do Santuário de Fátima inaugurou visitas especiais no Dia Internacional dos Museus

Visitas especiais são parte de um programa de atividades destinado a crianças e jovens a decorrer ao longo dos próximos meses.

"Aproximem-se" foi uma das palavras mais repetidas por Mara e Eva, técnicas do Serviço Educativo do Museu do Santuário de Fátima, durante as visitas especiais realizadas no dia 18 de maio, com grupos de catequese de Fátima.

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário do Fátima, recebeu o primeiro grupo. Destacou que, no Dia Internacional dos Museus, o Museu do Santuário está a "inaugurar uma iniciativa que se relaciona com a promoção de um programa de atividades para crianças e jovens" para os próximos meses.

Feita uma breve visita guiada à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, os participantes integraram “O Jogo da Glória”, no centro dos quadrantes da exposição “Rosarium”, em interação com a obra de arte "Suspensão", de Joana Vasconcelos. Um dado jogado pelos participantes ditou o avanço das duas equipas nas contas do terço. Em determinadas contas e pela paragem em certas casas, surgiram perguntas a pedir respostas relacionadas ou com a visita guiada ou com temas de catequese. O jogo, com conteúdos relacionados com as obras de arte visitadas, e em interação próxima com o terço em larga escala, envolveu os jovens e gerou diversão e entusiasmo.

O modelo das visitas, pensado especificamente para as faixas etárias às quais se destina, ocasionou, nas duas visitas inaugurais, curiosidade e proximidade dos participantes face às obras de arte do Museu do Santuário de Fátima.

museu-do-santuario-de-fatima-exposicao-rosarium-dia-internacional-museus-2024-jovens-jogodagloria.jpg

Nestas visitas inaugurais com "O Jogo da Glória", o que marcou o início foi a própria visita guiada à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”. Durante a visita foram dados a conhecer às crianças e jovens os Mistérios do Rosário, no percurso pela exposição. O preâmbulo do jogo deu-se com chegada dos participantes à peça “Suspensão”, um terço de grandes dimensões, da autoria da artística plástica Joana Vasconcelos. O jogo, que habitualmente é um jogo de tabuleiro, realizou-se, na exposição, à escala humana, e fez-se com perguntas relacionadas com temas previamente abordados na visita. O objetivo do jogo: avançar pelas contas do Rosário até à casa final, a conta da Salve-Rainha.

Mara e Eva, as técnicas do Serviço Educativo do Museu do Santuário de Fátima que orientaram a visita guiada, procuraram, durante toda a visita, manter a atenção dos participantes. Estes foram informados que a visita guiada antes do jogo seria parte do jogo. A visita previu, em todos os momentos, a especificidade do público, crianças e jovens, ao qual se dirige. No desenrolar da visita tornou-se claro o que se procura alcançar – uma experiência interessante e lúdica para as crianças e jovens, com momentos de diversão memoráveis durante o jogo.

museu-do-santuario-de-fatima-exposicao-rosarium-atividade-dia-internacional-dos-museus-2024 (1).jpg
"O grande objetivo desta oferta cultural é aproximar as crianças e jovens do património histórico e artístico de Fátima, porquanto através dele se pode compreender de uma forma acessível e estimulante a História e a Mensagem de Fátima", sublinhou Marco Daniel Duarte.

Estas atividades, particularmente dirigidas a grupos escolares e de catequese, podem ser dinamizadas todos os dias da semana pela equipa do Serviço Educativo do Museu. São de acesso gratuito e estão disponíveis através de marcação prévia por via do endereço de e-mail: [email protected]

PDF

HORÁRIOS

26 jun 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.