09 de dezembro, 2008


Este mês de Dezembro, D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco, presidiu à Eucaristia da Peregrinação Mensal, celebrada às 11h00, na Igreja da Santíssima Trindade.
Apesar da forte chuva e frio, mais de três mil peregrinos, após a recitação do Rosário, na Capelinha, acompanharam a procissão com a imagem de Nossa Senhora até à nova igreja do Santuário.
"Penso no esforço pequenino e grande que vós fizestes, mas diante de Nossa Senhora tudo isso é tido em conta", afirmou D. Augusto César que, tal como os sacerdotes concelebrantes, participou na procissão.
Durante a homilia, D. Augusto César exortou os peregrinos a serem como Nossa Senhora, a entregarem-se nas mãos do Deus, e como os três Pastorinhos de Fátima - Lúcia, Francisco e Jacinta -  a acolherem a mensagem de esperança e fermento de paz que Nossa Senhora anunciou nesta terra.
Em tempo de Advento, momento de alegria na espera da chegada do Menino Jesus, D. Augusto César relembrou a solidariedade que é necessária para com os mais pobres e fracos.
"O que conta para Deus é a gratuitidade de um coração misericordioso", afirmou, para  de seguida sublinhar que muitas vezes são os mais pobres que são mais solidários, "são mais generosos, porque partilham o que têm e ajudam como são".
Após a celebração, e sempre sob forte chuva, a imagem de Nossa Senhora regressou à Capelinha das Aparições, em Procissão.

Recorde-se que, durante os meses de Inverno, a 12 e 13 de cada mês, o Santuário de Fátima faz memória das aparições de Nossa Senhora, ocorridas em 1917 nos dias 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro e a 19 de Agosto.  
Em cada 13, também nos meses de Novembro à Páscoa, o programa inicia-se na Capelinha das Aparições com a recitação do Rosário, seguido da procissão com a imagem de Nossa Senhora até à Igreja da Santíssima Trindade, onde é celebrada a Eucaristia.
 
PROGRAMA
12 de Dezembro
21:00 - ROSÁRIO, na Capelinha, e procissão de velas.
13 de Dezembro
10:00 - ROSÁRIO, na Capelinha.
10:45 - PROCISSÃO.
11:00 - MISSA INTERNACIONAL, na Igreja da Santíssima Trindade, Consagração e Adeus. Preside D. Augusto César.
15:00 - MISSA, na Basílica, pelos benfeitores do Santuário.
Nota: Neste dia 13, a Missa das 12:30 será celebrada na Basílica.
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.