10 de fevereiro, 2022

119A7887.jpg

NewsMuseum acolhe a partir de hoje “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo”

Padre Carlos Cabecinhas destaca a “longevidade extraordinária, que poucas publicações periódicas atingem e que merece ser condignamente celebrada”

 

O NewsMuseum acolhe a partir de hoje uma exposição dedicada aos 100 anos do jornal “Voz da Fátima”, o mais antigo projeto de comunicação do Santuário de Fátima.

Intitulada “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo”, a exposição insere-se no âmbito das comemorações do centenário do jornal e resulta de uma parceria entre o NewsMuseum e o Santuário de Fátima, procurando destacar a relevância da publicação na propagação local, nacional e global dos fenómenos que conduziram, e ainda hoje conduzem, tantos fiéis e curiosos ao Altar do Mundo.

Na inauguração, o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, destacou a “longevidade extraordinária, que poucas publicações periódicas atingem e que merece ser condignamente celebrada”.

O Santuário “entendeu marcar esta efeméride também fora de Fátima e o sítio mais apropriado era efetivamente o NewsMuseum, o Museu das Notícias, o Museu onde se conta Portugal e o Mundo no último século”, acrescentou, lembrando que também “através das páginas da Voz da Fátima conseguimos acompanhar a evolução da sociedade portuguesa do ponto de vista religioso, mas também social”.

“Nas suas páginas lê-se sobre Fátima, mas também se lê o mundo a partir de Fátima e isto é bem visível nos editoriais, nas crónicas, nas reportagens que atravessam estes cem anos de história do jornal”, explicou o sacerdote.

Desde a primeira publicação, a 13 de outubro de 1922, o jornal Voz da Fátima destinou-se a divulgar os fenómenos e acontecimentos de Fátima, tornando-se um meio de comunicação fundamental para comunicar com os fiéis e para difundir Fátima. O jornal existe aos dias de hoje, em formato digital e em papel, com uma tiragem superior aos 62 mil exemplares, o que faz do Voz da Fátima o jornal católico com maior tiragem e distribuição em todo o território português - Continente e Ilhas -, mas também no estrangeiro, sobretudo junto das comunidades portuguesas.

“A Voz da Fátima começa por contar o acontecimento, o que dizem os protagonistas, sublinhando aspetos importantes do culto, deste fenómeno religioso”, e por essa razão, “Não é possível fazer a história de Fátima – mensagem, protagonistas e vida do Santuário – sem passar pelas páginas do jornal, pois aí encontramos os relatos das grandes peregrinações, o testemunho dos grandes momentos de Fátima, a preparação e o acompanhamento das visitas dos Papas e de outras figuras relevantes da Igreja; mas descobrimos, nas suas páginas, igualmente o testemunho da presença de pequenos grupos, o fluxo constante dos peregrinos e uma multiplicidade de notícias relacionadas com Fátima, bem como documentos de enorme importância para o acontecimento Fátima e a sua história, cuja publicação impediu a perda e permite, hoje resgatar do esquecimento”.

Através de um formato audiovisual, o visitante poderá acompanhar, pelo olhar da Voz da Fátima, as preocupações de Portugal e do mundo em cada época, desde os primórdios da publicação, à 2.ª Guerra Mundial, à Guerra Fria ou à Revolução de Abril em Portugal.

O reitor do Santuário de Fátima considera que “um século de existência dá-nos também uma chave de leitura do mundo, abordando temas como a Paz, o ateísmo, o diálogo inter-religioso, a importância da fé na vida das pessoas, a importância da oração e da conversão como caminhos de vida”.

Este jornal “leva mais longe aquilo do que aquilo que são os limites do próprio lugar, e nas páginas da Voz da Fátima encontramos o essencial de Fátima, mas também itinerários para compreendermos o mundo".

"A partir deste jornal encontramos uma posição política da Igreja em Fátima, naquilo que o termo tem de mais nobre, sobre vários aspetos da sociedade e da Igreja”, disse ainda o Pe. Carlos Cabecinhas.

A parceria com o NewsMuseum é uma das iniciativas previstas para a comemoração do Centenário da Voz da Fátima, que se estende até ao final deste ano. O jornal cumpre cem anos no dia 13 de outubro de 2022.

O NewsMuseum é um entretenimento inteligente, interativo e tecnicamente avançado dedicado ao Jornalismo, Media e Comunicação. Em mais de 25 módulos temáticos são recordados episódios da história de Portugal e do Mundo através da sua cobertura jornalística, sempre numa abordagem interativa que permite ao visitante não só ver como também participar nas estórias.

As comemorações do Centenário da Voz da Fátima têm ainda previstas as Jornadas de Comunicação nos dias 28 e 29 de abril, em Fátima e em Lisboa; uma publicação onde serão divulgados um conjunto de estudos sobre os conteúdos deste mensário.

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.