25 de dezembro, 2018

3J3A1360.JPG

“No presépio contemplamos um Deus que se faz próximo, que vem ao nosso encontro porque tem algo para nos revelar: o Seu amor sem fim”

Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta noite à celebração na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta noite à celebração na Basílica da Santíssima Trindade e sublinhou que o Natal é o anúncio da boa nova de um Deus que nos ama.

Perante os muitos peregrinos presentes, o sacerdote lembrou o hino cantado pela assembleia e que “anuncia o fim do Advento, assim somos nós os homens e as mulheres amados por Deus e todo o mistério celebrado no Natal se concentra neste amor de Deus por nós”.

“O Natal é anúncio da bondade, ternura e amor de Deus para connosco”, e “no presépio contemplamos um Deus que se faz próximo, que vem ao nosso encontro porque tem algo para nos revelar: o Seu amor sem fim”.

O Pe. Carlos Cabecinhas explicou que a contemplação é a atitude que “melhor define a celebração do Natal, porque mais que explicar este mistério, nos faz entrar nele e celebra-lo e nos convida a deixar-se espantar pelo amor de Deus para connosco”.  

“Este espanto marca toda a celebração festiva do Natal”, afirmou o Reitor.

O sacerdote lembrou uma frase do Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que diz «Deus surpreende-nos sempre porque o amor é uma eterna surpresa», porque “o Natal é convite a deixar-nos surpreender”.

“O Messias anunciado chega no Natal, mas ninguém esperava que essa manifestação fosse no Menino do presépio; esperava-se um salvador poderoso, mas veio um recém-nascido frágil, que nasce pobremente e que encontra o seu primeiro berço numa manjedoura mas mais que isto esperava-se um aliado de Deus e não o Seu próprio filho”.  

Assim, “o Natal é a grande surpresa de Deus para connosco”, porque “em Jesus Cristo, o Menino do presépio, Deus faz-se pequeno, pobre e humilde, para que não tenhamos medo Dele, para que os pequenos não tenham medo de O receber, para que os pobres e humildes encontrem Nele acolhimento e abrigo”.

“Deus faz-se pequeno para chamar à conversão os poderosos”, reiterou o Pe. Carlos Cabecinhas.

Segundo o Reitor, “neste amor surpreendente de Deus, brota a alegria que acompanha a celebração Cristã do Natal” e “este amor surpreendente de Deus que se manifesta no presépio de Belém é a fonte de Luz que ilumina esta noite e que nos envolve”.

“É por causa deste amor surpreendente de Deus que recebemos como dom a paz trazida por Jesus Cristo, Príncipe da Paz”, disse ainda.

Na sua reflexão, o Pe. Carlos Cabecinhas explicou que celebrar o Natal é “deixar sempre que Deus nos surpreenda, é deixar que Deus ponha do avesso as imagens que tantas vezes vamos criando a Seu respeito, porque o nosso Deus é um Deus próximo, que nos ama, que se manifesta na fragilidade, na força, no amor, e não no castigo, é um Deus que nos acompanha”.

Este ano, a coleta da celebração irá para os projeto Nô Kume Sabi, em Cacheu, uma das regiões da Guiné-Bissau, onde a missionação está a cargo da Congregação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida, do Brasil, e para a Escola Antero Sampaio, dinamizada pelos padres Franciscanos, para compra de mesas para as novas salas de aula decorrentes da extensão da escola da 9ª classe para a 12ª classe.

Em Cacheu, e porque na Guiné-Bissau a ida à escola nunca é só a ida à escola, as irmãs trabalham na área da alimentação e da saúde com as mães e mulheres grávidas.

Em Canchungo, as irmãs criaram, há alguns anos, o Jardim Esperança, onde recebem as crianças para a educação de infância. Quando terminam esta etapa, as crianças passam para a Escola Antero Sampaio, dinamizada pelos padres Franciscanos, que tem desde o 1º ano até ao 12º ano.

Um dos objetivos deste projeto das Irmãs Franciscanas é o de prevenir e combater a desnutrição das grávidas e das crianças até aos 5 anos, através da produção e comercialização de uma mistura vitamínica composta por ingredientes de produção local, como é o caso da cabaceira, do caju, as sementes de abóbora, moringa, farelo de arroz, folhas de mandioca, e as folhas de batata-doce.

Numa outra ação desenvolvida por esta iniciativa, é proporcionado um quadro de formações semanais em ordem a uma gravidez saudável, um parto seguro e institucionalizado e um aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses.

Amanhã, dia 25 de dezembro, solenidade do Natal do Senhor, a Eucaristia é celebrada pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia, em todas as Missas há osculação da imagem do Menino Jesus.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.