01 de janeiro, 2024

2024-01-01missa2.jpg

Nossa Senhora apontada como guia para uma “vida nova”, no novo ano

Neste primeiro dia de 2024, os peregrinos foram desafiados a imitar a Mãe de Deus na Sua disponibilidade e atenção à vontade de Deus.

 

Na homilia da primeira Missa de 2024, que assinala a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o reitor do Santuário exortou os peregrinos a olhar para o exemplo da Mãe da Igreja, na Sua disponibilidade à vontade de Deus, no seu louvor humilde ao Filho, de quem “conservou” e “meditou” as palavras e acontecimentos, “para neles descobrir a vontade de Deus”. Neste Dia Mundial da Paz, o sacerdote lembrou a guerra que assola o mundo e pediu oração pelas vítimas dos conflitos e de violência.

Ao constatar a dificuldade natural de, a cada início de ano, fazer mudar a vida, apesar da renovada esperança, o padre Carlos Cabecinhas perspetivou a celebração de solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus como uma oportunidade para “contemplar o exemplo” de Nossa Senhora, imitando-o na vida pessoal, para que “este novo ano signifique efetivamente vida nova”. Assente nesta ideia, enumerou três aspetos em que a vida da Mãe de Jesus pode ser exemplo para renovar a vida de cada cristão.

O primeiro aspeto referido foi a disponibilidade que Maria demonstrou à vontade de Deus para tomar a humanidade como “Seus filhos adotivos”.

“É o sim de Maria que torna possível o milagre do Natal. Maria, manifestando disponibilidade à vontade salvífica de Deus, mostra-nos como é possível fazer Jesus nascer no mundo: através de um “sim” incondicional à vontade de Deus”, referiu o presidente da celebração, exortando a assembleia a uma “vida posta ao serviço de Deus e do Seu amor”.

A forma como acolheu o Filho de Deus foi a segunda atitude destacada em Nossa Senhora. Sublinhando a alegria e a felicidade com que é relatado o nascimento de jesus no Evangelho deste dia, o sacerdote evidenciou a forma humilde como Maria louvou a Deus feito homem.

“Com ela, somos convidados a louvar a Deus e a glorificá-l’O pelas maravilhas que realiza em nosso favor”, desafiou o reitor do Santuário, ao apresentar o terceiro aspeto da vida de Nossa Senhora que deve servir de exemplo para a renovação da vida de cada cristão.

“E aqui reside um terceiro grande desafio de Nossa Senhora para este novo ano: o desafio a aprender d'Ela e com Ela a escutar o que Deus nos diz através dos acontecimentos e das pessoas; o desafio a aprender d'Ela e com Ela a reconhecer os muitos modos pelos quais Deus se faz presente nas nossas vidas.”, concluiu o presidente da celebração, convidando a assembleia a deixar-se “guiar pelo exemplo de Maria e sustentar-se pela Sua intercessão”.

No final da reflexão, o reitor do Santuário evocou ainda o Dia Mundial da Paz, que hoje se celebra, ao enumerar as geografias mundiais onde a guerra ainda existe.

“Não esqueçamos as vítimas das guerras que assolam o mundo; não esqueçamos as vítimas da violência, seja de que tipo for; e sobretudo não cedamos à tentação da indiferença diante do sofrimento de tantos irmãos e irmãs nossos, por todo o mundo”, disse o padre Carlos Cabecinhas.

Esta tarde, depois da Missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, faz-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto. Nesta celebração, os peregrinos serão convidados a rezar de um modo particular pela paz no mundo.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.