26 de novembro, 2020

2020-11-17_Noticia_EXPO_Rostos_de_Fatima_2.jpg

Nova exposição temporária do Santuário vai mostrar os “Rostos de Fátima”

Mostra poderá ser visitada já a partir de 2 de dezembro. 

 

Estão a ultimar-se os preparativos para a abertura da nova exposição temporária do Santuário de Fátima: “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, que poderá ser visitada a partir de 2 de dezembro, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. 

Neste tempo de pandemia, que convoca toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, a nova exposição mostra a sua atualidade na reflexão que vai apresentar sobre o tema da morte e da vida, como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo. 

A partir do acontecimento e da Mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, a exposição irá contar a história de Fátima nos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, nesta época de insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapa os rostos humanos. Através do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima, vai ser dado a conhecer o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da Mensagem que a Virgem de Fátima legou aos Pastorinhos. 

Ao apresentar o Santuário como lugar de peregrinação, a mostra vai, deste modo, percorrer os rostos que construíram Fátima do ponto de vista da fé, do património e da cultura, sem deixar de olhar pluralmente para os que, durante anos, se insurgiram como críticos e opositores a Fátima.  

A narrativa da exposição estará dividida em duas partes. Numa primeira, que percorre o primeiro século de Fátima, dão-se a conhecer os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três Videntes. Na segunda, a exposição propõe um percurso orante e centrado na fé, desafiando o visitante a interpelar-se sobre a sua condição humana, numa espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência. 

A exposição “Rostos de Fátima” obedecerá a todas as regras de segurança sanitária exigidas neste tempo de pandemia e respeitará, na integra, o plano de contingência que o Santuário de Fátima tem em vigor, que resulta de uma articulação entre as diretrizes da Direção Geral da Saúde para os espaços museológicos e as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa. 

As peças que estarão expostas pertencem na sua maioria ao espólio do Santuário de Fátima, havendo também peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro e da Póvoa do Varzim, para além de arquivos e bibliotecas privadas. 

A exposição estará patente até 15 de outubro de 2022 e poderá ser visitada gratuitamente ao longo destes dois anos. 

Entre 2018 e 2020, o Santuário promoveu duas exposições temporárias centradas em dois centenários: o da Capelinha das Aparições e, neste último ano, o da escultura de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições. A exposição “Vestida de Branco”, que antecedeu esta nova exposição temporária, foi visitada por mais de cem mil peregrinos, apesar das contingências dos meses de confinamento. 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.