28 de novembro, 2021

3J3A2012.JPG

Novo ano pastoral em Fátima começa com um convite à “vigilância ativa” diante do sofrimento

Reitor preside à Eucaristia do primeiro domingo do Advento

 

O reitor do Santuário convidou os participantes na Eucaristia deste primeiro domingo do Advento a prestarem mais atenção à palavra de Deus, mais tempo à oração e ao cuidado dos outros, sobretudo os que sofrem.

“Neste tempo de Advento devemos fazer um esforço efetivo para vencermos a indiferença diante do sofrimento dos que nos cercam” disse o padre Carlos Cabecinhas naos peregrinos, muitos deles espanhois, presentes na MIssa da Basílica da Santíssima Trindade esta manhã.

Recordando as palavras do Evangelho proclamado- “O Senhor vos faça crescer na bondade e na caridade uns com os outros”- salientou que a  vigilância, que é a palavra de ordem deste “breve período de tempo” que nos separa do Natal, “concretiza-se na atenção e no amor aos outros, porque a indiferença aos que nos cercam e  ao seu sofrimento, o orgulho e a auto suficiência tornam pesados os nossos corações” impossibilitando “um verdadeiro encontro com Deus”.

“ O tempo que hoje iniciamos é o tempo da espera vigilante, em que preparamos a vinda do Senhor; um tempo marcado pela alegria porque o Senhor Vem mas também pela expetativa, cientes de que se tem de preparar o coração para O acolher”, esclareceu o reitor do Santuário desafiando os peregrinos a aliviar os corações do que  “os torna pesados”, nomeadamente “ a rotina que se vai instalando com Deus e com os outros, as mil e uma ocupações que enchem os nossos dias e tantas vezes nos desviam do essencial, a fé que pode adormecer”.

Por isso, acrescentou, há um itinerário que exercita a vigilância ativa a que somos convidados neste tempo de espera: atenção à palavra de Deus; oração mais intensa e maior atenção aos outros.

“São três compromissos para avaliarmos o que torna pesado o nosso coração” referiu.

“Este tempo é o tempo de darmos mais atenção à Palalvra de Deus e avaliarmos a nossa vida à luz dessa Palavra(...) é tempo de rezarmos mais, senão a nossa fé adormece(...) e é tempo de nos esforçarmos por dar mais atenção aos outros”, concluiu.

“Procuremos viver bem este breve tempo do Advento. Se o fizermos o nosso coração está preparado para celebrar festivamente o Natal do Senhor”, disse ainda.

Hoje começa em Fátima o novo ano pastoral com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”.

Na jornada de apresentação do tema do ano pastoral, que decorreu ontem no Centro Pastoral de Paulo VI, o Reitor afirmou que configurar o estilo, as propostas pastorais e as estruturas do Santuário como lugar de acolhimento dos peregrinos em situação de fragilidade ou sofrimento; desenvolver dinamismos pastorais que potenciem o Santuário como lugar de experiência de Deus e desenvolver processos de integração e participação dos jovens na vida e na missão do Santuário são alguns dos objetivos para este novo ano, de olhos postos também na preparação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em agosto de 2023.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.