24 de novembro, 2012


 Esta tarde, o Santuário de Fátima apresentou o itinerário para o ano pastoral de 2012-2013. O novo ano, o terceiro da caminhada preparatória do Centenário das Aparições (em 2017), evocará de forma especial a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. A sessão decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI.
 
“O tema deste ano é a exortação Não tenhais medo. A inspiração deste tema partiu da promessa de Nossa Senhora à vidente Lúcia, na segunda aparição: O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Procurando motivar a atitude de confiança, optou-se por uma formulação sintética – Não tenhais medo –, exortação frequente nos textos bíblicos”, revelou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas. 
Duas conferências, de José Eduardo Borges de Pinho e de Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa, apresentaram, respetivamente, o tema e a atitude propostos para este novo ano.

A encerrar a sessão solene, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, sublinhou o apelo que, em “tempos de viragem epocal”, a proposta do Santuário apresenta.
 
“Ao olharmos a nova situação do mundo e da Igreja como um desafio, procuremos construí-la a partir desta esperança que nos dá confiança e audácia. Esperança que não se orienta só por critérios terrenos, mas que confia em Deus e se confia a Deus e à Sua Palavra, o Deus que promete a vida nova, o Deus fiel, o mesmo de ontem, de hoje e de amanhã”, afirmou D. António Marto.
 
As atividades propostas para o próximo ano pastoral são diversas e de âmbitos distintos . No momento que antecedeu a sessão solene de hoje, foi inaugurada no Convívio de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade, a exposição temporária evocativa da aparição de junho de 1917,  “Ser, o segredo do Coração”. Estará patente até outubro de 2013.
 
A jornada de apresentação do novo ano pastoral foi também o momento escolhido para dar a conhecer os novos projetos corais do Santuário de Fátima, a "Schola Infantil" e o "Coro de Camara".
 
 
 LeopolDina Simões
Apresentacao do novo ano pastoral, pelo Reitor do Santuáriol
Outros subsidios e informaçao sobre o novo ano pastoral estão disponíveis em www.fatima2017.org
ARQUIVO:
Na tarde de sábado 24 de novembro, no Centro Pastoral de Paulo VI, terá lugar a apresentação do 3.º ano de celebração do Centenário das Aparições, o ano pastoral de 2012-2013, que terá como tema "Não tenhais medo".
O anúncio foi feito pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no passado dia 12 de outubro, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional aniversária.
À semelhança do que acontece desde 2010, início do percurso evocativo das aparições de Nossa Senhora em Fátima, cujo centenário se celebrará em 2017, também para este ano está agendado um momento solene de abertura do novo ano pastoral.
O programa, para o qual estão convidados todos os interessados, é o seguinte:
14:30 - Abertura da Exposição Evocativa da Aparição de junho de 1917 "Ser, o segredo do Coração", no Convívio de Santo Agostinho.
15:15 - Momento musical, no Centro Pastoral de Paulo VI.
15:30 - Palavra inicial do Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas.
15:45 - Apresentação do tema do ano "Não tenhais medo", pelo Prof. Doutor José Eduardo Borges de Pinho.
16:30 - Intervalo.
17:00 - Momento musical.
17:15 - Apresentação da atitude crente do ano - "Confiança", pelo Dr. Juan Ambrosio.
18:00  - Palavra do Senhor Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, seguida de momento musical.
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.