30 de junho, 2018

IMG_2553.JPG

 

Novo cardeal celebrou missa em Santo António dos Portugueses

D. António Marto sublinhou a importância de “tocar as feridas do outro”, aceitando-o “pelo que é, mesmo na sua fragilidade”.

 

A igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, encheu hoje para acolher o novo cardeal português, D. António Marto, que presidiu à primeira missa depois de ter sido criado cardeal na passada quinta-feira.

Tratou-se de uma missa de ação de graças, celebrada “com o coração cheio de alegria”, numa igreja a que está muito ligado desde os tempos de estudante em Roma, onde esteve durante sete anos. A celebração, além de ter contado com a participação de um grupo de cerca de 30 diocesanos de várias paróquias da diocese de leiria-Fátima, contou também com a presença da Ministra da Justiça e com o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, para além de inúmeros clérigos que trabalham nos diferentes departamentos da Cúria Romana, incluindo o reitor do Instituto de Santo António dos Portugueses bem como a equipa reitoral do Pontifício Colégio Português.

Na homília, D. António Marto sublinhou a importância de “tocar as feridas do outro”, aceitando-o “pelo que o outro é, mesmo na sua fragilidade”. O novo cardeal falou das “periferias humanas e existenciais que Jesus enfrentou com misericórdia” e recordou as palavras do Papa, na missa do consistório quando disse aos novos cardeais que “tocar a carne sofredora dos outros” é prosseguir com a “revolução da ternura de Deus”.

“Jesus toca a miséria humana e convida-nos a estar com Ele a tocar a carne do outro a partir da partilha e da solidariedade”, disse o novo cardeal destacando que também a igreja “deve ousar abraçar, tocar, cuidar e curar os mais frágeis, vulneráveis e pobres”, precisou.

No final da missa, o reitor daquela igreja, Monsenhor Agostinho Borges, seu antigo aluno, recordou D. António Marto como “um homem bom, mas muito exigente” a quem se sente “vocacionalmente devedor”.

A próxima grande celebração a ser presidida pelo cardeal António Marto será na catedral de Leiria, no próximo dia 13 de julho.

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.