30 de junho, 2018

IMG_2553.JPG

 

Novo cardeal celebrou missa em Santo António dos Portugueses

D. António Marto sublinhou a importância de “tocar as feridas do outro”, aceitando-o “pelo que é, mesmo na sua fragilidade”.

 

A igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, encheu hoje para acolher o novo cardeal português, D. António Marto, que presidiu à primeira missa depois de ter sido criado cardeal na passada quinta-feira.

Tratou-se de uma missa de ação de graças, celebrada “com o coração cheio de alegria”, numa igreja a que está muito ligado desde os tempos de estudante em Roma, onde esteve durante sete anos. A celebração, além de ter contado com a participação de um grupo de cerca de 30 diocesanos de várias paróquias da diocese de leiria-Fátima, contou também com a presença da Ministra da Justiça e com o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, para além de inúmeros clérigos que trabalham nos diferentes departamentos da Cúria Romana, incluindo o reitor do Instituto de Santo António dos Portugueses bem como a equipa reitoral do Pontifício Colégio Português.

Na homília, D. António Marto sublinhou a importância de “tocar as feridas do outro”, aceitando-o “pelo que o outro é, mesmo na sua fragilidade”. O novo cardeal falou das “periferias humanas e existenciais que Jesus enfrentou com misericórdia” e recordou as palavras do Papa, na missa do consistório quando disse aos novos cardeais que “tocar a carne sofredora dos outros” é prosseguir com a “revolução da ternura de Deus”.

“Jesus toca a miséria humana e convida-nos a estar com Ele a tocar a carne do outro a partir da partilha e da solidariedade”, disse o novo cardeal destacando que também a igreja “deve ousar abraçar, tocar, cuidar e curar os mais frágeis, vulneráveis e pobres”, precisou.

No final da missa, o reitor daquela igreja, Monsenhor Agostinho Borges, seu antigo aluno, recordou D. António Marto como “um homem bom, mas muito exigente” a quem se sente “vocacionalmente devedor”.

A próxima grande celebração a ser presidida pelo cardeal António Marto será na catedral de Leiria, no próximo dia 13 de julho.

 

 

HORÁRIOS

25 abr 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.