09 de junho, 2021

2020-06-13_Noticia_2.jpg

Núncio Apostólico em Portugal preside à peregrinação de junho na Cova da Iria

Na segunda grande peregrinação deste ano pastoral estão inscritos 12 grupos, sete dos quais estrangeiros

 

A Peregrinação Internacional Aniversária de junho, em Fátima, vai ser presidida pelo Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo e conta com 12 grupos inscritos, sete deles já grupos estrangeiros.

D. Ivo Scapolo nasceu em Pádua, a 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978; entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. Está em Portugal desde 2019.

Como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019).

Entre os grupos que se inscreveram para participar na peregrinação, que celebra a segunda aparição de Nossa Senhora a Francisco,  Jacinta e Lúcia, a quem a Senhora mais brilhante que o Sol prometeu que nunca a abandonaria e que o Seu Coração Imaculado seria o refúgio e o caminho até Deus, estão cinco portugueses, cinco espanhóis e dois italianos.

O programa das celebrações inclui no dia 12, o Rosário internacional na Capelinhas das Aparições às 21h30, seguido da Procissão das Velas e da Celebração da Palavra no Altar do recinto. Na manhã de dia 13, a recitação do Rosário, às 9h00, na Capelinha das Aparição inicia o programa do dia, que prossegue com a Missa internacional às 10h00, no Recinto de Oração, com uma Palavra ao Doente e termina com a Procissão do Adeus.

Nesta peregrinação mantém-se as regras de segurança e acolhimento em vigor no Santuário de Fátima, que se baseiam no que está articulado entre a Conferência Episcopal Portuguesa e as autoridades de saúde para a celebração do culto público.

Os peregrinos que se deslocarem ao Santuário de Fátima devem observar as orientações dos acolhedores e respeitar as regras de segurança em vigor, como sejam, manter a distância física entre si e cumprir com o uso obrigatório da máscara. 

As celebrações terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa e serão transmitidas em direto pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima, TV e rádio canção Nova, Rádio renascença e no domingo, a Missa às 10h00, terá transmissão em sinal aberto na TVI.

A Peregrinação Internacional Aniversária de junho é a segunda do ano pastoral, que está a ser vivido em Fátima sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.