13 de fevereiro, 2020

5 – PANAMA direiros amf panama.jpeg

O arcebispo metropolitano do Panamá anunciou a criação de um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá

A Jornada Mundial da Juventude – Panamá 2019 foi há um ano

 

A Jornada Mundial da Juventude – Panamá 2019 aconteceu há um ano, mas ficou um legado para os jovens e um exemplo para o mundo. A Imagem n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima participou pela primeira vez numa Jornada Mundial da Juventude. O ícone Mariano levou a paz e a esperança quer aos jovens de todo o mundo que ali peregrinaram quer aos excluídos que sofrem por doença ou por reclusão, num ambiente que excedeu todas as expetativas.

No passado dia 13 de outubro, o arcebispo metropolitano do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta, anunciou a criação de um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá, que terá como núcleo uma réplica da Capelinha das Aparições. A decisão da construção deste Santuário é justificada pelo arcebispo metropolitano do Panamá pelas “muitas bênçãos e grandes frutos pastorais” que resultaram das duas visitas que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima realizou ao Panamá, em 2017, para visitar as dioceses panamianas, e no princípio deste ano, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizou naquele país.

“Com esta capela aspiramos dar aos peregrinos do Panamá e do mundo um acolhimento evangelizador digno e pleno do amor do Senhor e da espiritualidade da Sua Mãe, a partir da Mensagem que Ela transmitiu na Cova da Iria e que, atualmente, está mais viva que nunca no coração dos panamenhos”, escreve D. José Domingo Ulloa Mendieta, na carta onde solicita autorização ao Santuário de Fátima para levar a cabo o novo projeto.

Na resposta, o reitor do Santuário, o Pe. Carlos Cabecinhas, fala de um “sinal de comunhão com toda a nação do Panamá”, e deseja que a edificação da réplica da Capelinha das Aparições “intensifique ainda mais a devoção mariana de todos os fiéis, designadamente a devoção do Rosário e dos cinco Primeiros Sábados”.

“A receção da Imagem foi extremamente calorosa; ficámos positivamente surpreendidos porque superou as expetativas mais otimistas”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas. O responsável recordou que a Imagem, apesar de ter estado integrada no programa oficial da JMJ 2019, o que constituiu uma absoluta novidade, cumpriu um programa complementar que a levou às periferias. A Imagem Peregrina visitou o Centro Penitenciário Feminino da Cidade do Panamá, proporcionando às reclusas um momento espiritual de oração, e os doentes do Instituto Oncológico Nacional da capital panamiana, para além de ter estado presente em inúmeros momentos de oração que foram proporcionados a várias comunidades pobres da Cidade do Panamá.

A Imagem Peregrina de Fátima esteve também no Campo São João Paulo II, recinto principal da JMJ 2019, para a Vigília de Oração na qual o Papa Francisco desafiou os jovens a imitarem o exemplo de Maria, dando um ‘sim’ generoso e sem reservas a Deus, protagonizando a verdadeira influência no século XXI.

No final da Missa de Envio, o Santo Padre anunciou que em 2022, a Jornada Mundial da Juventude iria acontecer em Lisboa. O tema escolhido foi uma passagem do Evangelho de São Lucas “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

A insistência num tema mariano é para o reitor do Santuário de Fátima “uma boa notícia” e “um grande desafio” e, em consequência, o Santuário de Fátima tem em atenção a pastoral juvenil já em ordem a este horizonte temporal, consubstanciando esta importância de Maria como figura modelar para os jovens.

 

 (Fátima Luz e Paz, Ano 16, N.º 64, 13 de fevereiro de 2020)

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.