15 de março, 2021

3J3A0076.JPG

“O confinamento marcou-nos enquanto capelães” referiu padre Miguel Sottomayor

Capelão do Santuário presidiu à segunda Missa celebrada esta segunda-feira em Fátima, com a presença de fiéis

O Santuário de Fátima retomou hoje o programa oficial com a presença de peregrinos, que estava suspenso desde 23 de janeiro devido à pandemia de covid-19, garantindo a celebração diária de seis missas e mantendo as regras sanitárias, que obrigam à manutenção do distanciamento físico entre pessoas que não sejam do mesmo agregado familiar, ao uso da máscara em todos os espaços do santuário, bem como à frequente higienização das mãos.

A primeira celebração decorreu às 7h30 da manhã, na Basílica da Santíssima Trindade, onde decorrerá a maior parte das celebrações de segunda-feira a domingo. 

Às 9h00, já com um número considerável de peregrinos para uma Missa matutina de semana, o padre Miguel Sottomayor, capelão do Santuário, não escondeu a emoção de estar “de novo unido e junto” com os fieis.

“Não posso deixar de sublinhar a alegria que é estarmos de novo unidos e juntos. Se para todos vós foi muito difícil passar este tempo sem a Eucaristia, para nós, capelães do Santuário, que temos por missão acolher, não ter peregrinos foi uma experiência que nos marcou. Louvemos ao Senhor ter-nos dado esta oportunidade que estamos a ter aqui hoje”, referiu o sacerdote ao sublinhar a “experiência anti-natural” que é celebrar uma missa sem fieis.

“Um sacerdote pode celebrar sempre a Eucaristia, mas nós somos ordenados para estar ao serviço, para falar de Deus ao seu povo. Por isso, também para nós falar para bancos vazios, como o fizemos durante este tempo de confinamento em que as missas eram transmitidas através dos meios de comunicação social e digital é uma experiência muito marcante”, esclareceu.

A partir de hoje, um ano depois de ter vivido o primeiro grande confinamento com celebrações sem peregrinos, pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima recupera a sua atividade celebrativa, garantindo diariamente seis missas, às 07:30, 09:00, 11:00, 15:00 e 18:30 na Basílica da Santíssima Trindade, e às 12:30 na Capelinha das Aparições.

Ainda na Capelinha, a oração do terço mantém-se, todos os dias, às 12:00, 18:30 e 21:30, enquanto ao fim de semana haverá terço também às 10:00.

Regressa, igualmente, a oração de Vésperas ao domingo, às 17:30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Santuário de Fátima manterá as transmissões da missa das 11:00, e do terço às 18:30 e 21:30 em www.fatima.pt, no canal do Youtube, na página do Facebook e no MeoKanal707070. 

A missa das 11:00 e o terço das 18:30 terão igualmente transmissão na Rádio e TV Canção Nova de segunda-feira a domingo, enquanto a Rádio Renascença transmite o terço das 18:30 de segunda-feira a sexta-feira.

Durante a Quaresma, o santuário transmitirá também a via-sacra, às sextas-feiras, pelas 16:00.

Hoje, também, abre a livraria do santuário, instalada provisoriamente na Casa de São Miguel, enquanto os espaços museológicos do santuário, nomeadamente a exposição temporária “Os rostos de Fátima - Fisionomias de uma paisagem espiritual”, reabrirão em 05 de abril.

Esta terça-feira, dia 16 de março, todas as celebrações do Santuário terão uma intenção particular: rezar pelas vítimas da pandemia na Europa. 

Trata-se de uma iniciativa dos presidentes das Conferências Episcopais da Europa, a que o Santuário de Fátima, as dioceses e os Institutos de Vida Consagrada se associam, numa  rede de oração eucarística,  para lembrar as mais de 800.000 pessoas que morreram por causa da Covid-19 no continente europeu. 

Com esta iniciativa, os Bispos da Europa unem as suas vozes às do Papa Francisco para reiterar a proximidade da Igreja a todos aqueles que lutam por causa do coronavírus: as vítimas e as suas famílias, os doentes e os profissionais de saúde, os voluntários e todos aqueles que se encontram na linha da frente neste momento tão delicado. 

As celebrações podem ser acompanhadas em www.fatima.pt

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.