18 de setembro, 2018

154A9710.jpg

O metropolita Hilarion Alfeyev, responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica visitou o Santuário de Fátima

O número dois da Igreja Ortodoxa Russa foi acolhido por D. António Marto

 

O metropolita Hilarion Alfeyev, responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica visitou esta tarde o Santuário de Fátima.

O número dois da Igreja Ortodoxa Russa foi acolhido por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

O encontro teve início na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. Os dois responsáveis conversaram e o bispo de Leiria-Fátima agradeceu o “testemunho que a Igreja Ortodoxa Russa tem dado no sentido de fomentar as boas relações entre as duas Igrejas”.

D. António Marto disse que segue “sempre com interesse a relação entre a Igreja Patriarcal de Moscovo e a Santa Sé, nomeadamente quando o metropolita Hilarion Alfeyev visita o Papa Francisco”.

“Sei que tem havido um florescimento do cristianismo na Igreja ortodoxa Russa, e desse modo vivemos um momento de importante colaboração entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica na Europa para defender os grandes valores cristãos”, reiterou o Cardeal agradecendo “testemunho que a Igreja Ortodoxa Russa tem dado no sentido de fomentar as boas relações entre as duas Igrejas”.

O prelado pediu ainda ao responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica que levasse “cordiais saudações” ao Patriarca Kirill de Moscovo.

É a primeira vez o metropolita Hilarion Alfeyev vem a Fátima, em Portugal já tinha estado anteriormente.

O número dois da Igreja Ortodoxa Russa explicou que quando o programa para os dois dias em Portugal foi delineado, o pedido para visitar Fátima foi imediato, porque já tinha lido muito a respeito deste lugar, mas pessoalmente era importante ver este que chamou “um lugar de paz”.

O livro de honra foi assinado em seguida. D. António Marto ofereceu a Medalha do Centenário, o Símbolo do Centenário e o livro Memórias da Irmã Lúcia, traduzido em russo.

O metropolita Hilarion Alfeyev é ainda um reconhecido compositor e escritor, e deixou ao bispo de Leiria-Fátima o seu livro O Mistério da Fé – Introdução à teologia dogmática ortodoxa, e um cd com obras da sua autoria.

Após este encontro, seguiu-se uma visita pelos vários pontos do Santuário de Fátima. Na Capelinha das Aparições o metropolita Hilarion Alfeyev rezou em silêncio, e pediu para colocar uma vela à semelhança do que tantos milhares de peregrinos fazem.

Na visita à Basílica da Santíssima Trindade, o responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica ficou surpreendido ao saber que o projeto deste local é da autoria do arquiteto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis.

A paragem junto ao Muro de Berlim também foi bastante emblemática, por tudo aquilo que o monumento representa.

O encontro terminou com um jantar na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

O metropolita Hilarion Alfeyev está em Portugal por dois dias, e amanhã fará uma comunicação na Universidade Católica Portuguesa.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.