13 de abril, 2020

_MG_7901.JPG

O mundo em Fátima

A paz e a liberdade religiosa

 

A intenção deste espaço da Voz da Fátima é praticar a sensibilidade para duas dimensões fundamentais do núcleo da Mensagem que este Santuário serve e propõe: a paz no mundo e a perseguição religiosa, concretamente a perseguição à Igreja. Os dias que correm constituem um risco. De facto, com o mundo inteiro concentrado na pandemia, podemos esquecer estas duas causas. Podemos concentrar-nos de tal modo nas vítimas que a doença provoca que esqueçamos que há outras vítimas a sofrer, as vítimas da guerra e as vítimas da perseguição religiosa.

A pandemia consente-nos perceber que o mundo é uma barca só na qual todos os humanos estamos embarcados. Partilhamos uma condição e um destino comum, que tem as suas raízes mais profundas na nossa vulnerabilidade natural. Descobrimos de novo, traumaticamente, o que conheceram as gerações anteriores à nossa, como a dos pequeninos irmãos Marto, que morreram vítimas de uma pandemia. Esta descoberta da fragilidade que nos irmana pode constituir um momento de progresso na consciência de que somos uma única humanidade. Mas só pode, não obriga. Por isso, no coração desta situação crítica, nós, gente de Fátima, somos chamados a perseverar na oração por estas duas causas da Mensagem. Para que não fiquem esquecidas.

Até porque a descoberta da fraternidade universal que nos une só sobreviverá e desenhará um mundo fraterno se a paz e a liberdade religiosa forem assumidas como decidido caminho fraterno do homem sobre a terra.

 

Pe. José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima

(In Voz da Fátima, Ano 098, N.º 1171, 13 de abril 2020) 

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.