13 de julho, 2020

3J3A6404.JPG

O mundo em Fátima

A paz e a liberdade religiosa 

Sábado 20 de junho foi o Dia Mundial do Refugiado. O drama dos refugiados está diretamente ligado ao tema deste espaço da Voz da Fátima, que pretende olhar as questões da paz e da liberdade religiosa no mundo com a solicitude que a mensagem de Fátima pede. Importa assim referir um dado significativo: entre os quase 80 milhões de refugiados do presente, segundo a ONU, muitos são-no por razões de perseguição religiosa e, concretamente, são cristãos que fogem dos seus países, perseguidos em razão da sua fé. 

Segundo a Fundação AIS, é o que se passa por exemplo na Região do Sahel, na África subsariana: o incremento de atividade de grupos jihadistas terá causado recentemente o aumento de mais 4,6 milhões de refugiados, com destaque para países como o Burkina Faso, a Nigéria e os Camarões, onde a violência contra os cristãos se acentua.

Em Roma, durante o Angelus do dia seguinte, a partir do Evangelho desse Domingo (Mt 10,26-33), o Papa Francisco referiu-se à situação dos cristãos que se veem obrigados a fugir da “perseguição direta do seu povo, inclusive a morte. [...] em todos os tempos: trata-se de uma realidade dolorosa, mas atesta a fidelidade das testemunhas. Quantos cristãos ainda hoje são perseguidos em todo o mundo! Sofrem pelo Evangelho com amor, são os mártires dos nossos dias. E podemos dizer com certeza que são mais do que os mártires dos primeiros tempos: muitos mártires unicamente pelo facto de serem cristãos”. 

Há muito outro sofrimento, para além da pandemia que nos atinge e pode cegar-nos para a tribulação dos outros. Particularmente esta, a dos refugiados em razão da fé, não pode ser esquecida por quem escuta a mensagem de Fátima.

 

Pe. José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima

(In Voz da Fátima, Ano 098, N.º 1174, 13 de julho 2020) 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.