13 de junho, 2020

3J3A0682.JPG

O mundo em Fátima 

A paz e a liberdade religiosa

 

O período crítico que o mundo está a atravessar tem suscitado em várias nações do Ocidente uma questão sensível. A Igreja católica, como as grandes Igrejas protestantes, e o Islão e o Judaísmo, nomeadamente, aderiram responsavelmente às restrições que a obrigação de confinamento, por razões de saúde pública, impôs. Sintonizados com as sociedades abertas e plurais em que se integram e respeitadores dos dados das ciências, os cristãos, tal como os judeus, não se reuniram para celebrar a Páscoa, nem os muçulmanos, o Ramadão.

Contudo, o início dos processos de des-confinamento tem suscitado intervenções dos bispos em vários Estados europeus, onde os governos remeteram para a última etapa do evantamento das restrições a possibilidade de os crentes se reunirem para celebrar a sua fé, depois de muitos outras dimensões de prioridade questionável. 

É significativo o que aconteceu em França, onde o governo remeteu para 2 de junho a possibilidade de reunir assembleias litúrgicas. Depois de muitos protestos dos bispos e de muitos cidadãos e do apelo para o Conselho de Estado, a mais alta instância jurídica do país, este ordenou ao governo, em 18 de maio, que levantasse a total interdição de reunião nos lugares de culto, considerando esta “um atentado grave e manifestamente ilegal à liberdade de culto”, uma dimensão essencial da liberdade religiosa.

A desconsideração e desvalorização, como atesta o caso francês, do carácter essencial e necessário da celebração comunitária da fé para a vida dos crentes não decorrerá porventura de um intuito de perseguição religiosa, mas manifesta a indiferença e a depreciação com que uma certa mentalidade laicista pós-religiosa se vai impondo, não apenas ao nível das estruturas políticas e seus agentes, mas também da própria cultura que se respira nas sociedades ocidentais. E este é o mais contagiante modo atual de pôr em causa a liberdade religiosa no Ocidente.

 

Pe. José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima

(In Voz da Fátima, Ano 098, N.º 1173, 13 de junho 2020) 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.