28 de março, 2022

BANNER_III-JORNADAS-DA-COMUNICACAO_2022.jpg

O Mundo visto de Fátima- Jornadas no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima

A III Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima realiza-se no Centro Pastoral de Paulo VI, a 28 de abril

 

O Santuário de Fátima vai promover no dia 28 de abril a III Jornada de Comunicação, que este ano decorre no âmbito do Centenário do Jornal Voz da Fátima, a mais antiga publicação regular da instituição.

A jornada, intitulada O Mundo visto de Fátima- Jornadas no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima, aberta ao público em geral mediante inscrição prévia, mas dirigida  sobretudo a investigadores e profissionais da área da Comunicação, em especial da Igreja, visa debater a importância da imprensa de inspiração cristã na construção das sociedades.

A partir da experiência da Voz da Fátima, que através dos seus editoriais e dos diferentes artigos contribuiu para relatar e difundir o acontecimento mas também interpretar o mundo contemporâneo a partir da mensagem, assumindo-se como a voz institucional deste Santuário, a Jornada de Comunicação procurará refletir sobre o futuro da imprensa cristã, os desafios da transição digital e a importância do jornalismo de proximidade, atento à escuta de pessoas e causas concretas.

A III Jornada de Comunicação abrirá com uma conferência do Presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini e contará, entre outros, com investigadores da academia portuguesa, de entre os quais Carlos Camponez, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Felisbela Lopes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho; Pedro Jerónimo, docente e investigador da Universidade da Beira Interior  e Jorge Pedro Sousa, professor da Universidade Fernando Pessoa.

Da parte da tarde, existirão ainda dois momentos particularmente importantes: o primeiro será uma mesa redonda com responsáveis editoriais de jornais congéneres à Voz da Fátima, noutras dioceses portuguesas, e a antestreia da reportagem “Páginas de Fátima”, feita pelo jornalista Joaquim Franco, que permitirá uma viagem que atravessa os cem anos do jornal, lendo as principais temáticas que ocuparam a atenção dos responsáveis pela linha editorial desta publicação.

Durante a Jornada será apresentado um estudo comparado da Voz da Fátima, onde se apresenta o perfil do leitor da Voz da Fátima e por correlação, do leitor da imprensa católica, através da participação de vários responsáveis das principais publicações da imprensa católica portuguesa.

O primeiro número do jornal foi publicado em 13 de outubro de 1922, “como meio de contacto com os peregrinos” e pela necessidade “de dar a conhecer a vida do Santuário, mas igualmente do desejo de difundir a mensagem de Fátima”, como sublinhou no número de outubro de 2021 o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.
Segundo o reitor, “não é possível fazer a história de Fátima – mensagem, protagonistas e vida do santuário – sem passar pelas páginas do jornal. Aí encontramos os relatos das grandes peregrinações, o testemunho dos grandes momentos de Fátima, a preparação e o acompanhamento das visitas dos Papas e de outras figuras relevantes da Igreja”.
A decisão de criar o jornal foi tomada em 04 de maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.
O primeiro número da Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954. Atualmente, a tiragem situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário.
A III Jornada de Comunicação pode ser seguida presencialmente ou através das redes digitais; em qualquer dos casos a inscrição é obrigatória e deverá ser feita para [email protected] .

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.