15 de dezembro, 2023

img0904.jpg“O Natal é uma oportunidade de encontro com Deus e com os outros, no silêncio e na oração”

Os peregrinos são convidados a viver de forma plena período do Advento e Natal no Santuário de Fátima com um programa especial.

 

Os peregrinos são convidados a viver de forma plena período do Advento e Natal no Santuário de Fátima. A partir de hoje, no Recinto de Oração, e nos vários espaços celebrativos, serão visíveis decorações alusivas à época festiva, bem como ornamentações.

No próximo domingo, dia 17 de dezembro, terceiro domingo do advento, far-se-á a bênção das imagens do Menino Jesus na Missa das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Esta celebração assinala ainda a Festa de Natal dos Funcionários e Voluntários do Santuário de Fátima, e será presidida por D. José Ornelas de Carvalho, bispo da Diocese de Leiria-Fátima. Nesta missa serão também benzidas as 4 imagens do Menino Jesus que serão usadas para a veneração no tempo do Natal. No fim, antes da bênção final, irão ser benzidas as crianças e as grávidas.

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolhe neste dia, pelas 15h00, o concerto “Grandes Clássicos de Natal”, pela Orquestra Filarmónica de Braga, com direção de Filipe Cunha, ainda com Catarina Araújo e Miguel Oliveira como solistas deste momento musical. Esta iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima, no âmbito da programação do ano pastoral 2023/2024, com o tema “Chamados ao Encontro”, tem entrada livre.

A Luz da Paz de Belém permanece junto ao Círio Pascal, na Capelinha das Aparições, que ficará acesa durante o tempo de Natal até ao Batismo do Senhor. Com origem numa tradição dos escuteiros de 1989, a partir de uma vela acendida no local onde nasceu Jesus, a chama entra na Europa pela Áustria e percorre cerca de 6000 quilómetros sem se apagar. Chegou à Diocese de Leiria-Fátima no dia 11 de dezembro, e está na Cova da Iria desde o passado dia 13 de dezembro.

Em todas as missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) e da festa da Sagrada Família faz-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus que neste ano será destinado ao apoio aos sem abrigo.

Durante a Oitava do Natal, no rosário, meditam-se os mistérios gozosos.

No dia 24 de dezembro, pelas 23h00, na Basílica da Santíssima Trindade, os peregrinos são convidados a participar na Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste dia, não haverá recitação do Rosário às 21h30. A 25 de dezembro, solenidade do Natal do Senhor, a Eucaristia é celebrada pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia, em todas as Missas há veneração da imagem do Menino Jesus.

No domingo, dia 31 de dezembro a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. Em todas as missas deste dia, depois da homilia, faz-se a Oração pelas Famílias, seguida de um cântico.

No último dia do ano, os peregrinos são ainda convidados a participar na Vigília de Ação de Graças. A Missa de ação de graças pelo ano findo tem início pelas 22h30 na Basílica da Santíssima Trindade.

Após a celebração, realiza-se uma procissão para a Capelinha, onde se recitará o Rosário. À meia-noite, após o toque do carrilhão, que assinala o novo ano, haverá um momento de consagração ao Imaculado Coração de Maria e o gesto da Paz. A noite termina com um chá-convívio, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Dia 1 de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, depois da Missa das 15h00, faz-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto. Nesta celebração, os peregrinos serão convidados a rezar de um modo particular pela paz no mundo.

As celebrações podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.

 

Na habitual mensagem de Natal, o reitor do Santuário de Fátima apontou este tempo de festa como uma oportunidade de encontro com Deus, no silêncio, na oração e na comunidade reunida.

“Se Deus se fez um de nós, se Deus assumiu a nossa condição humana, em cada rosto humano, eu posso sempre descobrir esta presença de Deus”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, na vídeo mensagem publicada esta manhã, nas redes sociais do Santuário de Fátima.

“À imagem dos pastores, na noite santa de Natal, à imagem dos magos, guiados por uma estrela, também nós somos convidados a ir ao encontro do Deus Menino. A encontrá-Lo na oração, no silêncio, mas também na comunidade reunida e nos outros com quem vivemos ou nos cruzamos”, concretizou, evocando o tema que este ano guiará a atividade pastoral do Santuário em volta do tema da oração.

“Este ano, o tema que guia a vida do Santuário é: ‘Chamados ao encontro’. Chamados ao encontro na oração, chamados ao encontro uns com os outros. Que este tema nos guie na celebração do Natal, nesta celebração que é a festa do encontro com Deus e uns com os outros”, concluiu.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.