05 de fevereiro, 2023

3j3a2602edited.jpg

“O que Jesus nos pede é que, com as nossas atitudes, valores e opções, saibamos questionar o mundo em que vivemos e os seus valores, e que tenhamos a coragem de ser uma interpelação profética”

Missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade foi transmitida pelos meios de comunicação social e digital

 

Esta manhã, a missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, foi presidida pelo Pe. Joaquim Ganhão, Diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima. A Homilia foi proferida pelo reitor, o Pe. Carlos Cabecinhas, que aos peregrinos explicou que Jesus Cristo, hoje exorta cada um a “ser sal e luz, a levar o sabor do Evangelho e a luz de Cristo a todas as realidades, âmbitos e dimensões da nossa vida, a ser fermento de transformação dos ambientes em que vivemos e nos movemos”.

“A fé cristã não é uma realidade para uso e consumo pessoal, é uma realidade contagiante, expansiva, capaz de marcar tudo o que a circunda”, advertiu o sacerdote, dizendo ainda que a imagem da luz remete também para a “necessidade do testemunho cristão”.

“Jesus Cristo é a verdadeira luz que nos ilumina”, e por isso cada um “é chamado a irradiar a luz de Cristo, a Luz que é Cristo”.

“Só podemos ser luz do mundo, irradiando a luz de Cristo, se nos deixarmos nós próprios conduzir por essa luz; se nos deixarmos iluminar por Ele, em todas as dimensões e âmbitos da nossa vida”, reiterou o Pe. Carlos Cabecinhas, lembrando que ser sal e ser luz significa “não nos envergonharmos da nossa fé, significa assumirmos atitudes e opções guiadas pelos valores evangélicos na nossa relação uns com os outros, no âmbito profissional, na vida familiar”.

Ser sal e ser luz “não significa procurar protagonismos”, uma vez que o sal “cumpre a sua missão de temperar e dar sabor na medida em que se dissolve, em que, de algum modo, desaparece, faz sentir a sua presença no sabor, mas não se vê”.

“É isso que Jesus pede aos seus discípulos, que, nos lugares da vida quotidiana, levem o sabor do Evangelho a todas as realidades”, e por isso que Jesus pede é que, “com as nossas atitudes, valores e opções, saibamos questionar o mundo em que vivemos e os seus valores, que tenhamos a coragem de ser uma interpelação profética, um reflexo da luz de Deus e que não nos escondamos, que não fujamos à nossa responsabilidade de cristãos”.

Jesus interpela ainda a não nos “deixarmos vencer pela tentação de uma vivência de fé cómoda e instalada, e mostra-nos o absurdo de uma vida cristã insossa e insípida, apática e medíocre”.

“A verdadeira fé é aquela que é vivida em cada dia e em cada âmbito da vida e que é capaz de contagiar outros”, alertou o reitor.

Em todas as Missas das três solenidades - Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania - fez-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus, que resultou em 12.487 euros, entregues à Caritas de Beja. A instituição revelou que de janeiro de 2022 a janeiro de 2023 foram identificadas/sinalizadas pela equipa do projeto “Estou Tão Perto Que Não Me Vês” 324 pessoas em situação de sem abrigo. 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.