12 de março, 2021

D0217536.jpg

O regresso do Papa Francisco ao Santuário de Fátima “é motivo de enorme alegria” considera o padre Carlos Cabecinhas

O Presidente da República, revelou hoje, após uma audiência privada, que o Santo Padre afirmou que vai visitar Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2023

 

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, afirmou que é “motivo de enorme alegria”, o regresso do Papa Francisco à Cova da Iria.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje, após uma audiência privada com o Santo Padre, que Francisco revelou que visitará Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude que vai ter lugar em Lisboa, em 2023.

“Esta afirmação do Papa, de que pretende voltar a Fátima, uma vez que tivemos a alegria de poder contar com a sua presença por ocasião do Centenário em 2017 e saber hoje, depois do encontro com o Senhor Presidente da República que o Papa pretende regressar a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude é de facto motivo de grande regozijo e o Santuário prepara-se obviamente para o receber de braços abertos”, reitera.

A Jornada Mundial da Juventude “é já um horizonte que acompanha toda a nossa vida pastoral até 2023, aliás a própria Jornada tem um tema mariano e por isso nos diz muito e toca muito a vida do Santuário, sendo esta já a nossa opção pastoral para este período até às Jornadas Mundiais da Juventude e que se vê agora coroada com esta notícia que o Papa pretende também vir a Fátima nessa ocasião”.

O Santuário de Fátima sintonizou os próximos três anos da sua ação pastoral com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa, procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia.

O ano pastoral 2020/2021 com tema “Louvai o Senhor que levanta os fracos”, insere-se num contexto mais genérico de três anos, centrados em Maria, correspondendo, assim ao apelo do Papa Francisco ao propor aos jovens de todo o mundo um caminho preparatório para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no ano de 2023.

Esta notícia “significa prepararmo-nos para acolher o Papa da melhor forma e acima de tudo vivermos esse momento de forma intensa, ajudando os peregrinos a experimentar a proximidade não só de Maria mas também a proximidade do sucessor de Pedro”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta manhã recebido pelo Papa Francisco, em audiência privada na Cidade do Vaticano, e entre outros assuntos “falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima - acrescentou logo - nas Jornadas Mundiais da Juventude”, disse o chefe de Estado, aos jornalistas portugueses em Roma.

O Papa esteve em Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, por ocasião do Centenário das Aparições, tendo presidido à canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, dois dos videntes da Cova da Iria.

 

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.