20 de dezembro, 2020

154A6406.jpg

“O sim de Maria mudou a história do mundo” afirma reitor do Santuário de Fátima

O padre Carlos Cabecinhas presidiu à missa do IV Domingo do Advento e exortou os cristãos a aprender na escola de Maria a colaborar com Deus, que “continua a precisar de nós”

A reflexão dominical do Reitor do Santuário de Fátima partiu do anúncio do nascimento de Jesus, feito a Maria (Lc 1, 28,31), um momento de alegria e também de perturbação.

“Hoje parece-nos tudo fácil e evidente, mas Maria ficou perturbada com o anuncio do Anjo e a irrupção de Deus na sua vida”, mas “ao ser confrontada com os planos de Deus o seu sim  foi dado de forma incondicional”.

“É este sim que permite o Natal. O sim de Maria mudou a história do mundo. Há um antes e um depois deste sim” lembrou o responsável pelo Santuário de Fátima, apelando a todos os participantes na celebração deste IV Domingo do Advento que somos todos convidados a aprender nesta escola.

Tal como Maria, e os Santos Pastorinhos, souberam “escutar, guardar, meditar, refletir e rezar” a palavra de Deus, “mesmo perturbados e sem compreender os desafios que lhes estavam a ser colocados”, também hoje, os cristãos “são chamados a dizer sim”, porque Deus continua a “precisar e reclamar” a nossa ajuda.

“Maria mostra-nos como é possível fazer nascer Jesus no nosso mundo” esclareceu o sacerdote ao afirmar que “ Deus está sempre presente nas nossas vidas mas continua a precisar da nossa colaboração para mostrar ao mundo  o Seu amor”.

“Este é o grande drama da nossa fé: o Deus todo poderoso precisa do nosso sim e da nossa colaboração”, afirmou, por outro lado,  o padre Carlos Cabecinhas.

O Reitor do Santuário terminou a homilia da Missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade apelando a que os cristãos de hoje possam aprender de Maria e dos Santos Pastorinhos este “desejo forte” de corresponder à vontade de Deus, sem qualquer constrangimento ou adiamento.

Na Missa deste domingo, estiveram presentes os colaboradores do Santuário de Fátima- funcionários e voluntários- que fizeram desta celebração a sua festa de Natal.

No próximo dia 24, a Missa da Noite de Natal, será na Basílica da Santíssima Trindade, às 23h00, e terá transmissão em direto nos canais digitais do Santuário no Youtube e no Facebook ou em www.fatima.pt. Este celebração de Natal terminará com um gesto de veneração à imagem do Menino-Jesus, que este ano não poderá ser beijada como é tradição.

A coleta desta Missa, como de todas as outras celebrações durante o período de Natal, reverterá a favor da diocese de Pemba, em Moçambique, tendo como intenção apoiar os deslocados da região de Cabo Delgado.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.