31 de outubro, 2021

456.jpg

“O verdadeiro amor a Deus transforma-se de forma concreta em amor ao próximo”

Missa no Recinto de Oração do Santuário de Fátima foi presidida pelo Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo.

 

O Recinto de Oração do Santuário de Fátima, acolheu esta manhã a última celebração dominical, antes da entrada em vigor do horário de inverno. Esta missa foi presidida pelo Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, que exortou os peregrinos presentes a “renovar o carinho e devoção a Nossa Senhora de Fátima, para pedir a sua interceção e proteção sobre nós, os nosso entes queridos e comunidades, e os nossos projetos”.

O prelado manifestou o desejo de que a vinda a este lugar seja “ocasião para sincronizar os nossos corações com o Coração Imaculado de Maria, a fim de poder cumprir como ela com amor, fidelidade, generosidade e tranquilidade a vontade do Senhor”.

Assim “vindo aqui para viver esta experiência, a passagem do Evangelho fala-nos do amor, do qual o coração é o símbolo mais emblemático”, e nesse sentido “a Virgem Maria foi capaz de pôr em prática o mandamento do amor de forma tão luminosa, exemplar e concreta”.

“Deus quer que O amemos com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, todo o nosso entendimento e todas as nossas forças e a nossa oração devia ser uma experiência e uma relação pessoal com Deus”, explicou o Núncio Apostólico.

D. Ivo Scapolo considera que “o verdadeiro amor a Deus se transforma de forma concreta em amor ao próximo”, e de facto, “se não amamos os nossos irmãos, significa que o nosso amor a Deus não é verdadeiro, é só uma prática informal que Deus não quer”.

É importante ter presente “o que significa amar verdadeiramente o amor ao próximo, e Jesus explicou «ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos», e foi o que Ele fez por nós e por toda a humanidade, e é o que nós devemos fazer, pondo todos os dias a nossa vida ao serviço dos irmãos, nas pequenas coisas do dia-a-dia, como também nos momentos particularmente importantes e difíceis”.

Nesta linha, a Mensagem que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos, “insiste na oração pelos pecadores, na conversão, para ajudar cada ser humano nesta peregrinação terrestre”.

O prelado recordou que cada pessoa é chamada a ser “pescadores de homens”, para “encaminhar todos os que andem perdidos nas ondas mortíferas do pecado, do engano e vício, por falta de esperança de terem excluído Deus da sua vida”.

 

_J3A9436.JPGEsta foi a última celebração dominical no Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

A partir de amanhã, dia 1 de novembro, entra em vigor o horário de inverno no Santuário de Fátima, com alterações que se estenderão até à Páscoa e serão sentidas no programa celebrativo.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe missa pelas 7h30 e 18h30 diariamente, e pelas 11h00 de segunda a sexta.  Ao domingo, esta celebração acontece na Basílica da Santíssima Trindade. De segunda a sábado a Capela da Morte de Jesus tem missa pelas 9h00, pelas 15h00 e pelas 16h30, ao domingo estas celebrações acontecem na Basílica da Santíssima Trindade. Diariamente, pelas 12h30 há missa na Capelinha das Aparições. Ao sábado pelas 19h15 há missa em língua espanhola na Capelinha das Aparições.

A hora de reparação ao Imaculado Coração de Maria, na Capelinha das Aparições, passa a realizar-se apenas aos sábados e domingos, às 14h00.

O Rosário reza-se diariamente na Capelinha das Aparições pelas 18h30 e pelas 21h30. Ao sábado e domingo pelas 10h00, de segunda a sábado pelas 12h00 e ao domingo pelas 16h00.

As confissões, nas Capelas da Reconciliação, estão disponíveis de segunda à sexta entre 7h30 e as 13h00, e as 14h00 e as 19h30. Ao sábado e domingo as Capelas da Reconciliação estão abertas entre as 7h30 e as 19h30.

A bênção de viaturas tem lugar aos domingos e aos dias santos no parque 12 pelas 12h45 e as 17h00.

A celebração dos primeiros sábados além da participação na missa das 11h00, os peregrinos são convidados a uma Hora de Reparação ao Imaculado Coração de Maria, pelas 14h00 na Capelinha das Aparições. O programa finda com uma meditação e adoração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.

As transmissões da missa das 11h00, do rosário das 18h30 e 21h30 são asseguradas diariamente nos meios digitais do Santuário de Fátima. O programa pode ser consultado em www.fatima.pt

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.