14 de agosto, 2019

kutf.jpg

Organista Bruno Teixeira será o protagonista do Recital VI na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Iniciativa está agendada para o domingo 25 de agosto, pelas 15h30, com entrada gratuita

 

O sexto Recital de Órgão deste ano pastoral no Santuário de Fátima acontece no próximo dia 25 de agosto, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e vai ter como protagonista o organista Bruno Teixeira.

Estes recitais, de carácter informal, são de entrada livre e têm a duração aproximada de 25 minutos, numa iniciativa pensada para surpreender o peregrino com a música interpretada no grande órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dando a conhecer as sonoridades deste instrumento.

Bruno Teixeira iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, na classe de Órgão do Prof. Paulo Alvim. É Licenciado em Música – Execução de Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Órgão do Prof. António Esteireiro, e Mestre em Ensino da Música pela mesma instituição.

Na colaboração com diversas instituições da vida musical portuguesa, como acompanhador ou como solista, destacam-se as participações: Festival de órgão de Aveiro; Festival de Órgão no Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa; Ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto; e Festival Internacional de Órgão Ibérico – Guimarães. A nível internacional destaca-se a participação nos concertos integrados nas comemorações do 200º aniversário do nascimento de Felix Mendelssohn, na Igreja do Santo António dos Portugueses em Roma – Itália.

É professor de órgão no Conservatório de Música de Paredes e na Escola de Música Sacra de Amarante.

Neste recital, os peregrinos poderão ouvir peças de Dieterich Buxtehude (1637-1707), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Louis Vierne (1870-1937) e Max Reger (1873-1916).

O primeiro recital aconteceu a 30 de dezembro de 2018, pelas mãos de David Paccetti Correia; o segundo aconteceu a 24 de fevereiro de 2019, com Francisco Gomes; o terceiro pelas mãos de André Pires a 26 de maio, o quarto a 30 de junho por Sílvio Vicente, o quinto a 28 de Julho com Liliana Duarte. Para este ano está ainda agendado mais um recital a 24 de Novembro com Ricardo Toste.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética deste poderoso instrumento de 6500 tubos, com um concerto de Olivier Latry, o organista titular da catedral de Notre-Dame de Paris. Estes momentos musicais tem como objetivo para surpreender o peregrino, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades do grande órgão da Basílica.

PDF

HORÁRIOS

21 set 2019

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.