24 de maio, 2024

2024-05-24visitatematica2.jpg

Os rosários sob o olhar da joalharia contemporânea

Cristina Filipe, especialista em joalharia contemporânea, dinamiza a segunda visita temática à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”.

Desde maio que, no Santuário de Fátima, as primeiras quartas-feiras de cada mês estão reservadas a uma visita temática à exposição temporária “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”.

A próxima decorre já no dia 5 de junho, a partir das 21h15, e propõe um olhar para os rosários a partir da joalharia contemporânea.

Esta segunda visita temática, intitulada “Entre o corpo e o espírito: exemplos de rosários contemporâneos”, é dinamizada pela investigadora Cristina Filipe, da Universidade Católica Portuguesa.

Especialista em joalharia contemporânea, Cristina Filipe levará os visitantes a perceber como a arte não abandonou este tema tão importante ao longo da história da Igreja e de que forma os joalheiros continuam a olhar para os rosários e a recriá-los à luz da arte contemporânea.

A exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória” tem entrada livre e pode ser visitada até outubro deste ano no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A mostra percorre os quatro mistérios que se meditam no Rosário, através de uma narrativa que contrapõe obras de arte antiga e contemporânea, suscitando interpretações no diálogo que se estabelece entre ambas, num convite à contemplação desta oração mariana, que é “uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima”.

PDF

HORÁRIOS

26 jun 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.