19 de novembro, 2017

3J3A8117[1].JPG

 

“Os santos Francisco e Jacinta Marto tornaram-se transparência de Jesus Cristo”, considera reitor do Santuário

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta manhã à eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade, e alertou para a “vinda do Senhor”, uma chegada em que devemos estar “vigilantes e sem medo”.

Seguindo a liturgia, o reitor questionou os peregrinos presentes acerca do fim que cada um dá aos “talentos que Deus nos dá”.

“Como preparamos a vinda do Senhor? Com confiança ou medo? Com compromisso ou apatia? Jesus antes da ascensão ao Céu entregou-nos os Seus talentos, a sua palavra, o Evangelho, o seu amor, os valores evangélicos. O que estamos a fazer a estes bens? Fazemos frutificar na nossa vida a Sua palavra e os Seus ensinamentos? Deixamos que a indiferença e o medo tomem conta de nós?”

Em resposta a estas interpelações, o Pe. Carlos Cabecinhas lembrou  que “o apelo à conversão na mensagem de Fátima tem sentido de vigilância, desafio a vencer o comodismo e a rotina”, uma vez que “a mensagem de Fátima exorta-nos a não nos acomodarmos na vivência da nossa fé, a não cruzarmos os braços e a sermos criativos”.

“Tomemos o exemplo de Francisco e Jacinta, que receberam exortações e pedidos e acolheram esse dom e os fizeram frutificar”, disse o sacerdote explicando que os pastorinhos “não se acomodaram, não enterraram o talento. Foram criativos na procura do bem e na vontade de Deus”.

Os santos Francisco e Jacinta Marto tiveram “vontade de fazer render o talento de Deus”, e foram “criativos para encontrar momentos de oração, ajudar os outros”.

“Tornaram-se transparência de Jesus Cristo”, afirmou o reitor do Santuário tomando estas crianças como “importantes exemplos por mostrarem como fazer render esses talentos”, porque todos “somos testemunhas de Jesus Cristo, é com a nossa voz que Jesus Cristo faz chegar a Sua voz e solidariedade”.

“Temos de ter a dignidade de fazer render este tesouro e tomar consciência desta enorme responsabilidade”, concluiu.

O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima renovou os seus votos durante a celebração.

A Igreja celebra hoje o XXXIII domingo do tempo comum. O ofertório reverteu a favor do Seminário Diocesano de Leiria-Fátima.

Fizeram-se anunciar no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima 13 grupos de peregrinos. 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.