27 de maio, 2023

img8550.jpg

Os voluntários "dão rosto ao Santuário", afirma Reitor

Encontro da Visitação reúne grupo de voluntários do Santuário, de olhos postos na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa

 

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, agredeceu esta tarde aos voluntários que colaboram na institutição a "presença e o serviço" em todas as dimensões do Santuário.

"O Santuário viveu sempre do voluntariado e contou sempre com o seu contributo precioso" afirmou o responsável sublinhando " que os voluntários dão rosto ao Santuário", na abertura do Encontro da Visitação, um segundo momento de reunião dos voluntários do Santuário neste ano pastoral, que tem como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" o mesmo que inspira a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

img8558.jpg

"Olhar para Maria como ícone do voluntário" foi a proposta de reflexão feita pelo padre André Baptista, coordenador do Comité Organizador Diocesano a Jornada na diocese de Leiria-Fátima.

"A pressa  de Maria ajuda-nos a decifrar a cultura do encontro: ela saiu apressadamente, saiu inteira e não deixou nada para trás que a impedisse de estar inteiramente disponível para servir, como fazem os voluntários, e especialmente os voluntários do Santuário", afirmou o coordenador do Comité Organizador Diocesano da JMJ, em Leiria-Fátima.

"A pressa de Maria encontrou-se com a hospitalidade de Isabel" disse ainda, sublinhando que Maria é "o símbolo de todos os que querem levar Cristo aos outros".

"Aqui em Fátima há pressa em levar Cristo a todos os peregrinos", enfatizou.

O sacerdote que lidera a equipa local que está a preparar a participação dos jovens de Leiria na Jornada de Lisboa referiu, ainda, que está a ser uma "grande experiência de Igreja, uma experiência de muitos amuos e abraços, mas que tem permitido descobrir uma riqueza humana que não conhecíamos".

img8544.jpg

Os voluntários foram ainda interpelados pelos vários responsáveis dos diferentes departamentos e gabinetes do Santuário sobre os desafios a que este período especial em Fátima convoca, nomeadamente no que respeita ao acolhimento de peregrinos, à participação nas celebrações e à vivência dos espaços, sem esquecer os serviços que aqui serão prestados.

O encontro de voluntários termina com a participação no terço das 18h30, que este sábado por ser o último do mês de maio, será o Terço da JMJ.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.