22 de janeiro, 2023

2023-01-22missadomingo2.jpg

Palavra de Deus apresentada como luz que ilumina, transforma e convoca à missão

Na Missa deste domingo, o reitor do Santuário de Fátima sublinhou a centralidade da Palavra na vida cristã.

Na homilia deste Domingo da Palavra de Deus, o reitor do Santuário apresentou a Palavra proclamada como “luz que ilumina e transforma a vida e convoca para a missão”.

“O encontro com Cristo, na Eucaristia, exige o encontro com Cristo na Sua Palavra”, começou por dizer o presidente da celebração, aludindo à direção apontada pelo próprio Concílio Vaticano II, que sublinha a centralidade e venerabilidade da Palavra de Deus.

“Aquele que ‘comunga’ da Palavra e aquele que comunga da Eucaristia, comungam ambos do mesmo Senhor”, lembrou o sacerdote, ao apresentar a Escritura proclamada como “luz capaz de iluminar as nossas vidas”; palavra que “transforma e converte” e ímpeto para a missão.

“Na Palavra de Deus feita carne, encontramos a luz capaz de iluminar as trevas, (…) É à luz da Palavra de Deus que nos damos conta daquilo que, na nossa vida carece de conversão. (…) A Palavra de Deus presente no meio de nós, é Palavra que chama, que nos convoca e reúne, que nos convida a segui-Lo”, disse o reitor do Santuário, evocando o Evangelho deste Domingo, onde Jesus chama para Si os primeiros discípulos.

O presidente da celebração desafiou, por fim, a assembleia “a ler, a meditar e a rezar a Palavra de Deus, cultivando a familiaridade com ela”, apresentando o exemplo de escuta e vivência da Palavra que Nossa Senhora assumiu na Sua vida.

“Nossa Senhora foi proclamada feliz porque acreditou na Palavra de Deus. Os Evangelhos apresentam-na como aquela que escuta a Palavra e a medita, guardando-a em seu coração. E a fé de Maria, alimentada da escuta da Palavra de Deus manifestou-se depois na vida, nas atitudes e escolhas”, concluiu.

Neste Domingo da Palavra de Deus, o Santuário de Fátima ofereceu aos peregrinos que participaram na celebração uma edição do Evangelho de São Mateus.

No início da celebração, o padre Carlos Cabecinhas lembrou a Semana de Oração pelos Cristãos, que a Igreja vive de 18 a 25 deste mês, pedindo a oração pela unidade dos cristãos.

Às 15h de hoje termina a Jornada Nacional de 24 horas de Oração pela JMJ, à qual se associou o Santuário de Fátima, com a assunção desta intenção na recitação do Rosário e a inclusão da seguinte prece na Oração Universal da Missa deste domingo: “Por todos os jovens, particularmente os que se preparam para viver a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Para que, à semelhança de Maria, abaram inteiramente o coração a Jesus e partam, sem demora, ao encontro dos irmãos”.

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.