23 de janeiro, 2022

3J3A2336.JPG

Palavra de Deus tem um efeito transformador na vida de quem a acolhe, afirma o reitor do Santuário

Em todas as celebrações de hoje, o Santuário distribui um pequeno livro com o Evangelho de São Lucas, o evangelista do ano

 

O reitor do Santuário de Fátima presidiu esta manhã à Missa do Domingo da Palavra de Deus, numa celebração em que destacou a importância do efeito transformador desta palavra na vida de todos os que a escutam, a meditam e a acolhem.

“Todos os domingos são domingos da Palavra de Deus;  todos os dias em que participamos na Eucaristia ou que meditamos na Palavra de Deus, sem dúvida,são dias da Palalvra de Deus, mas hoje é um dia especial que nos alerta para algumas distrações que nos desviam do essencial desta Palavra” afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

“A Palavra de Deus quando a acolhemos transforma a vida e gera alegria” porque “é perfeita, reconforta a alma, dá sabedoria, alegra o coração e ilumina os nossos caminhos”, destacou salientando que não se trata de ouvir numa atitude passiva mas de uma disponibilidade para “acolher esta palavra que é Jesus Cristo vivo e atuante na nossa vida hoje”.

“É através da Sua palavra que Ele se dirige a nós, transformando a vida, dando-lhe sentido pleno e guiando os nossos caminhos”.

“Temos de a escutar com os ouvidos e acolhê-la no coração”, disse ainda.

O padre Carlos Cabecinhas desafiou, ainda, os peregrinos a familiarizarem-se mais com a Palavra de Deus fora da Eucaristia, lendo a Bíblia, rezando-a "sozinhos ou em família".

“Acolhamos este desafio, sintamo-nos convidados e acolhamos o Senhor que se faz presente na Sua palavra” concluiu.

Hoje a Igreja celebra o terceiro domingo do tempo comum, Domingo da Palavra de Deus e sexto dia da semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Ao instituir este domingo como o Domingo da Palavra de Deus, o Papa Francisco coloca no centro da nossa oração a unidade.

3J3A2322.JPG

Nas celebrações do Santuário este domingo, para além da distribuição de um pequeno livro com o Evangelho segundo São Lucas, o evangelista do ano, a apresentação do Lecionário, no início da Liturgia da Palavra, conta com um rito próprio para lembrar aos presentes a  importância da Palavra de Deus. Também na oração dos fieis foi lida uma prece para que a celebração deste Domingo da Palavra de Deus “faça crescer nas nossas Comunidades uma assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, de modo a podermos, como Maria, testemunhar a todos a felicidade daqueles que acreditam e vivem a Palavra”.

Foi ainda lida uma prece pela unidade dos cristãos de forma a que ela se realize dia a dia, através da escuta atenta da Palavra de Deus.

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.