21 de outubro, 2021

2021-10-21_Panama_Capelinha_2.jpg

Panamá celebra primeira pedra da réplica da Capelinha das Aparições

13 de maio foi assinalado de forma simbólica com momento celebrativo.

A primeira pedra daquela que será a quinta réplica da Capelinha das Aparições da Virgem de Fátima no mundo, foi colocada no passado dia 13 de maio de 2021, num campo adjacente à sede da Conferência Episcopal do Panamá. 

Com este espaço, serão cinco estruturas semelhantes no mundo - Estados Unidos, Brasil, Porto Rico, Filipinas e agora Panamá - da Capelinha - cuja original está localizada no local exato onde a Virgem Maria apareceu em Fátima, em 1917. 

Dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá, foi quem presidiu a cerimónia de lançamento da primeira pedra, acompanhado pelo Núncio Apostólico da Santa Sé no Panamá, D. Luciano Russo, e pelo embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gómez.

“Este é um momento especial, de grande alegria e bênção para a Igreja Arquidiocesana; É um sonho realizado”, sublinhou Dom José Domingo Ulloa Mendieta.

Ao colocar a primeira pedra numa terra abençoada momentos antes, Monsenhor Ulloa aproveitou para localizar no mesmo local uma pequena imagem da Virgem de Fátima, e um quadro de São José, para que “aqueles dois santos que o amaram e cuidaram muito por Nosso Senhor, acompanhem a construção desta Capelinha, e as pessoas que aqui vão peregrinar em busca da paz”.

O embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gómez, referiu que para o governo português é uma honra que o Panamá seja o quinto lugar no mundo onde é erguida uma réplica da Capelinha, porque “a fé das pessoas aqui é imensa, e eles amam muito a Virgem”.

“Aqui todos os irmãos da América Latina poderão vir em peregrinação, em preparação para uma viagem posterior a Fátima, ou a Lisboa, agora que se aproxima a Jornada Mundial da Juventude no nosso país», frisou o embaixador.
O presidente Apostolado Mundial de Fátima Panamá, Tomás Vásquez Polo, explicou que o local será um local de peregrinação, de silêncio, sem acesso a veículos motorizados, o que implicará que as pessoas cheguem a pé. Serão instalados passeios e jardins para a meditação dos visitantes e pontes que servirão de passagem à estrada principal.

Em 2017, uma das 13 Imagens da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve no Panamá, num périplo por várias dioceses. De 23 a 27 de janeiro de 2019, a Imagem Peregrina Nº1 esteve presente na Jornada Mundial da Juventude no Panamá. O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina Nº2. Do programa constaram momentos celebrativos, visitas a um hospital e a uma prisão, encontros com o clero e com o Papa Francisco.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.