01 de agosto, 2023

2023-08-02chegadapapa2.jpg

Papa Francisco já chegou a Portugal

A mais longa visita de um Papa a Portugal e a mais curta de sempre a Fátima

O Papa Francisco chegou hoje de manhã a Lisboa para participar na 16ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que inclui uma deslocação a Fátima, no sábado, dia 5 de agosto, onde vem rezar pela juventude e pela paz no mundo, na Capelinha das Aparições, na companhia de jovens com deficiência e jovens reclusos.

Na Cova da Iria, o Santo Padre presidirá, na manhã de sábado, à recitação dos mistérios gozosos do Rosário, oração na qual se rezará pelos jovens que participam na JMJ, pelos jovens doentes e com deficiência e pelos jovens reclusos. A prece pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores e pela Cátedra de Pedro farão também parte da oração, como é habitual na Cova da Iria.

Este primeiro dia de permanência em Portugal é preenchido com contatos oficiais, desde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Primeiro-Ministro, António Costa, além de um encontro o Corpo Diplomático.

No último ato oficial deste primeiro dia, o Papa vai celebrar Vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos jerónimos.

O Papa esteve em Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, por ocasião do Centenário das Aparições, tendo presidido à canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, dois dos videntes da Cova da Iria. Em setembro de 2022, numa entrevista, o Santo Padre recordou o "silêncio" que experimentou na Cova da Iria. “Fátima deixou-me mudo. Para mim, Fátima é a Virgem do silêncio", disse.

 

FOTOS: © Lusa | António Cotrim

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.