22 de maio, 2023

d0216155.jpg

Papa Francisco reza em Fátima na Capelinha das Aparições a 5 de agosto

Santuário sublinha alegria por poder acolher e rezar de novo com o sumo pontífice

 

O Bispo de Leiria-Fátima e o Reitor do Santuário acolhem “com alegria” o regresso do Papa Francisco à Cova da Iria a 5 de agosto, no âmbito da sua deslocação a Portugal, para participar na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

“Temos a alegria de vos comunicar que teremos o Papa entre nós aqui em Fátima a 5 de agosto. Como me disse pessoalmente vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, afirma o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, numa declaração em vídeo à Sala de Imprensa do Santuário, depois da santa Sé ter anunciado esta segunda-feira o programa da visita do Santo Padre a Portugal no âmbito da JMJ, que se realiza de 1 a 6 de agosto na capital portuguesa.

“Entre nós virá para rezar e rezar connosco. O motivo da sua vinda é a oração” diz o prelado lembrando que embora “o tempo não seja longo” e o motivo da sua deslocação a Portugal seja a Jornada Mundial da Juventude, “vamos aproveitar a oração com o Papa para rezarmos em Fátima pela JMJ, pelos jovens e pela paz, os temas que rezamos habitualmente aqui no Santuário”.

“Rezá-los com o Papa presente terá outro significado e será muito mais emotivo para todos os que aqui vierem”, conclui.

 

Também o reitor do Santuário de Fátima sublinha a “grande alegria” que é acolher Francisco de novo neste lugar das aparições de Nossa Senhora a três crianças, duas delas canonizadas pelo papa em 2017.

“É para nós uma grande alegria poder acolher de novo o Papa Francisco aqui no Santuário de Fátima”, afirma o padre Carlos Cabecinhas num vídeo gravado pela Sala de Imprensa.

“Todos sabemos o quanto a mensagem de Fátima está ligada ao Papa e à oração pelo Papa. Por isso, poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento e, por isso, é essa alegria que expressamos”, refere o responsável pelo Santuário.

“Esperamos que todos os peregrinos que aqui estarão para o acolher também vivam aqui essa grande alegria de estar de novo com o Papa”, diz o sacerdote.

 

A chegada a Lisboa está prevista para o dia 2 de agosto e o seu regresso a Roma ocorrerá a dia 6 de agosto.

“Por vontade expressa do Papa Francisco, no programa oficial da visita constará ainda uma deslocação a Fátima, que decorrerá a 5 de agosto”, refere o comunicado da Sala Stampa.

Francisco esteve em Fátima a 12 e 13 de maio de 2017 por ocasião do Centenário das Aparições.

“Com Maria, peregrino na esperança e na paz”: assim reza o lema desta nossa peregrinação, sendo todo ele um programa de conversão. Para esse momento abençoado que culmina um centenário de momentos abençoados, alegra-me saber que vos estais a preparar com intensa oração. Esta alarga o nosso coração e prepara-o para receber os dons de Deus. Agradeço-vos as orações e sacrifícios que diariamente ofereceis por mim e de que muito preciso(...) A oração ilumina os meus olhos para saber olhar os outros como Deus os vê, para amar os outros como Ele os ama”, dizia o papa Francisco numa mensagem enviada aos peregrinos de Fátima a 10 de maio de 2017, véspera da sua chegada, entusiasmando-os para o encontro.

Já na Cova da Iria, na saudação introdutória à Vigília mariana, a 12 de maio de 2017, o Papa que logo que foi eleito pediu ao então cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, para consagrar o seu Pontificado  a Nossa Senhora de Fátima, afirmou: “sempre que rezamos o terço, neste lugar bendito como em qualquer outro lugar, o Evangelho retoma o seu caminha vida de cada um, das famílias, dos povos e do mundo(...) Possamos com Maria, ser sinal e sacramento da misericórdia de Deus, que perdoa sempre, perdoa tudo”.

O Papa chegou ao final da tarde de dia 12 e esteve oito minutos em silêncio, rezando diante da Imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, onde foi acompanhado por crianças dos colégios de Fátima. Os mais frágeis, os excluídos e as periferiais existenciais estão sempre na primeira linha da atenção do Papa. 

É a primeira vez que um Papa se desloca à Cova da Iria fora de uma peregrinação internacional aniversária de maio.

O primeiro a deslocar-se a Fátima, até com alguma resistência do Vaticano e das autoridades portuguesas, foi Paulo VI em 1967; João Paulo II, promotor da Jornada Mundial da Juventude, deslocou-se a Fátima como peregrino três vezes, a primeira das quais em 1982, um ano depois do atentado que sofreu na praça de São Pedro e que quase lhe roubou a vida. O papa polaco entendeu a sua salvação como um milagre e no ano seguinte ao atentado veio agradecer a Nossa Senhora de Fátima. Regressaria à Cova da Iria em 1991 e depois em 2000, por ocasião da beatificação de Francisco e Jacinta Marto. Em 2010 deslocou-se a Fátima bento XVI, inaugurando o ciclo comemorativo do Centenário das Aparições.

Francisco esteve na Cova da Iria em maio de 2017.

A história da mensagem de Fátima está intimamente ligada ao Papa, nomeadamente na terceira parte do Segredo, quando se fala do “bispo vestido de branco”.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.