19 de outubro, 2017

3J3A5748.JPG

Papa Francisco saúda equipa de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário de Fátima

Santuário proporcionou pela primeira vez, em maio, a interpretação das principais celebrações da peregrinação em Língua Gestual Portuguesa 

 

A equipa de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, que aos domingos interpreta a Missa das 15h00 no Santuário de Fátima, acaba de receber uma Bênção Apostólica do Papa Francisco.

Na carta enviada em seu nome, o Santo Padre agradece o facto de se terem associado à peregrinação “vivida na esperança e na paz” e adianta “a quantos estais unidos comigo, aqui ou em qualquer lugar, que vos tenho a todos no coração. Sinto que Jesus vos confiou a mim”.

A equipa enviou ao Santo Padre, no passado dia 13 de maio, uma carta na qual apresentava o projecto que está a realizar em parceria com o Santuário de Fátima a favor da Comunidade Surda e ainda para “lhe dizer que o amam e gostam do trabalho de Papa que ele está a fazer”.

Os intérpretes apresentaram-se como “filhos reconhecidos a um pai que os visita com a sua ternura e o seu sorriso e os encorajara a viver mais intensamente e com mais entusiasmo como discípulos de Jesus ao jeito de Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa”.

Na resposta, o Santo Padre refere: “Sinto que Jesus vos confiou a mim e, a todos, abraço e confio a Jesus, principalmente os que mais precisarem, como Nossa Senhora dos ensinou a rezar”.

E acrescenta: “Que Ela, Mãe doce e solicita de todos os necessitados lhes obtenha a bênção do Senhor”.

A carta do Vaticano, data de 28 de setembro, termina com a Bênção Apostólica aos “signatários e quantos lhes servem de apoio neste serviço às irmãs e irmãos surdos” informando que o “Papa Francisco os confiou à virgem Mãe”.

A peregrinação de maio, presidida pelo Papa Francisco, foi a primeira grande peregrinação aniversária a proporcionar aos peregrinos, in loco e através da transmissão on line na página do Santuário, os principais momentos celebrativos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, inclusive nos Cânticos, por via da participação do Coro Mãos que Cantam.

Já este mês de outubro, o Rosário e a Missa Internacional da Vigilia, no dia 12 e o Rosário e a Missa do dia 13 também foram interpretados em Língua Gestual Portuguesa.

O Santuário de Fátima tem envidado grandes esforços para que sejam proporcionadas as melhores condições aos peregrinos que o visitam, não esquecendo a específica resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade.

Desde maio de 2013 que a eucaristia dominical das 15h00, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

 

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.