26 de novembro, 2022

dscf5809.jpg

“Papa virá a Portugal com um desejo profundo no coração de vir rezar a Fátima”, lembra D. Américo Aguiar

Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral, teve lugar no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse esta tarde que o ano pastoral que agora termina “ficou marcado pelo regresso dos grupos organizados de peregrinos a Fátima”.

Na Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral, ocorrida no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral de Paulo VI, foram ainda recordadas as grandes famílias religiosas e os Movimentos eclesiais, que este ano retomaram as suas peregrinações nacionais, mas também as peregrinações das várias dioceses de Portugal, a que acrescem naturalmente os grupos estrangeiros “que com alegria pudemos acolher”. “Podemos dizer que, no segundo semestre de 2022, a afluência a Fátima regressou ao registo habitual, em termos de afluência de peregrinos, superando mesmo, em alguns momentos, as nossas expectativas”, reiterou o sacerdote, salientando ainda a recuperação dos retiros de doentes e outras iniciativas dirigidas a doentes e idosos.

“Todos sabemos que os doentes tiveram sempre um lugar especialíssimo em Fátima, já desde o tempo das aparições”, e por isso, “foi especialmente penoso termos de cancelar as atividades com doentes e idosos, por causa da situação pandémica”.

O Pe. Carlos Cabecinhas falou ainda do Centro de Escuta, “que pretendemos que esteja ativo a partir de fevereiro do próximo ano”.

No final de 2020, o Santuário de Fátima deu início a um triénio pastoral com o tema “Como Maria, portadores da alegria e do amor”. Este triénio teve, desde o início, como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, agosto de 2023.

119a8153.jpg

Os objetivos globais definidos para este triénio “consubstanciam as grandes linhas orientadoras das opções pastorais do Santuário, e o horizonte comum a estes três anos é, por um lado, a tentativa de discernir os desafios à interpretação e proposta da mensagem de Fátima emergentes da situação cultural e económico-social gerada pela pandemia, e por outro lado, o desejo de sintonizar o Santuário com o processo de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude”.

Se para a definição do tema dos dois anos anteriores, a opção passou pelos temas apresentados pelo Papa para a preparação da Jornada, para este último ano o tema escolhido foi o do próprio tema da Jornada Mundial da Juventude: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Este tema exorta-nos a imitar Maria na urgência de procurarmos Deus e no cuidado solícito pelos outros”, considera o reitor do Santuário de Fátima, afirmando ainda que tal como Maria “também nós somos desafiados a levantarmo-nos e a partir apressadamente para testemunhar a nossa fé”.

“Ao lermos o tema deste ano à luz da mensagem de Fátima, descobrimos o intrínseco dinamismo missionário sem fronteiras que a mensagem encerra e somos desafiados a assumir esse dinamismo na nossa própria vida”, reiterou o sacerdote.

Este ano “exorta também a redescobrir o lugar do Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria na vida dos crentes e dos devotos de Nossa Senhora”.

“Na mensagem de Fátima, aparecem sempre intimamente unidos, pois o coração da Mãe aponta sempre para Jesus e conduz ao seu Coração misericordioso”, e quem, como os Santos Pastorinhos de Fátima, “faz a experiência do amor de Deus, por meio do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, não pode deixar de o anunciar e testemunhar”.

O reitor do Santuário de Fátima anunciou que para a vivência deste ano pastoral, foram preparados alguns elementos de apoio como é o caso do cartaz e outros suportes gráficos que têm por objetivo recordar, ao longo do ano, o tema que guia a vida do Santuário; vai ser mantida a oferta de um itinerário orante como proposta aos peregrinos, embora esteja a ser preparado um itinerário orante para os jovens que venham a Fátima por ocasião da JMJ 2023; está ainda disponível um “Programa de Atividades 2019-2020”, apenas em formato digital, mas acessível a todos os interessados.

“Ao nível da formação e da reflexão, preparámos um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, um Curso de Verão para investigadores e oferecemos uma série de propostas variadas de formação e vivência espiritual, nomeadamente na Escola do Santuário”, acrescentou o reitor.

A nível cultural, está previsto um programa musical ao longo do ano.

No entanto, será a Jornada Mundial da Juventude que “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima, algo que muito nos alegra”.

Assim, D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, esteve presente na Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral e agradeceu o apoio prestado pelo Santuário de Fátima desde a primeira hora.

O prelado pediu a todos os presentes “entrega e dedicação” durante o tempo que antecede e procede a jornada, pois “jovens do mundo inteiro têm nas suas intenções experienciar Fátima, “pois muitos grupos de jovens manifestam essa vontade”.

119a8198.jpg

“O desafio que temos todos pela frente é o esforço suplementar de nos organizarmos antecipadamente para que os grandes fluxos de jovens que acorrem a Fátima possam ser acolhidos”, considera.

D. Américo Aguiar mostrou confiança, pois Santuário de Fátima “está habituado a grandes multidões e a visitas papais”.

“O Santuário de Fátima será ponto central de interesse dos jovens que vêm à Jornada Mundial da Juventude, será normal que todos os grupos de jovens estrangeiros que venham aos dias nas dioceses passem em Fátima”, lembrou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

O Papa Francisco manifestou vontade de vir a Fátima, mas ainda sem uma data definida, “estou convencido que este ano, a vivencia do Santuário de Fátima será uma sementeira frutuosa para os jovens que venham a Fátima”.

“O Papa virá a Portugal com um desejo profundo no coração de vir rezar a Fátima”, reiterou, acrescentando que mais de 200 mil jovens já iniciaram processo de inscrição. Itália, Espanha, França e Brasil são os países com os grupos mais expressivos.

A Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral teve transmissão nos meios de comunicação digital do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.