26 de novembro, 2022

dscf5809.jpg

“Papa virá a Portugal com um desejo profundo no coração de vir rezar a Fátima”, lembra D. Américo Aguiar

Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral, teve lugar no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse esta tarde que o ano pastoral que agora termina “ficou marcado pelo regresso dos grupos organizados de peregrinos a Fátima”.

Na Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral, ocorrida no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral de Paulo VI, foram ainda recordadas as grandes famílias religiosas e os Movimentos eclesiais, que este ano retomaram as suas peregrinações nacionais, mas também as peregrinações das várias dioceses de Portugal, a que acrescem naturalmente os grupos estrangeiros “que com alegria pudemos acolher”. “Podemos dizer que, no segundo semestre de 2022, a afluência a Fátima regressou ao registo habitual, em termos de afluência de peregrinos, superando mesmo, em alguns momentos, as nossas expectativas”, reiterou o sacerdote, salientando ainda a recuperação dos retiros de doentes e outras iniciativas dirigidas a doentes e idosos.

“Todos sabemos que os doentes tiveram sempre um lugar especialíssimo em Fátima, já desde o tempo das aparições”, e por isso, “foi especialmente penoso termos de cancelar as atividades com doentes e idosos, por causa da situação pandémica”.

O Pe. Carlos Cabecinhas falou ainda do Centro de Escuta, “que pretendemos que esteja ativo a partir de fevereiro do próximo ano”.

No final de 2020, o Santuário de Fátima deu início a um triénio pastoral com o tema “Como Maria, portadores da alegria e do amor”. Este triénio teve, desde o início, como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, agosto de 2023.

119a8153.jpg

Os objetivos globais definidos para este triénio “consubstanciam as grandes linhas orientadoras das opções pastorais do Santuário, e o horizonte comum a estes três anos é, por um lado, a tentativa de discernir os desafios à interpretação e proposta da mensagem de Fátima emergentes da situação cultural e económico-social gerada pela pandemia, e por outro lado, o desejo de sintonizar o Santuário com o processo de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude”.

Se para a definição do tema dos dois anos anteriores, a opção passou pelos temas apresentados pelo Papa para a preparação da Jornada, para este último ano o tema escolhido foi o do próprio tema da Jornada Mundial da Juventude: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Este tema exorta-nos a imitar Maria na urgência de procurarmos Deus e no cuidado solícito pelos outros”, considera o reitor do Santuário de Fátima, afirmando ainda que tal como Maria “também nós somos desafiados a levantarmo-nos e a partir apressadamente para testemunhar a nossa fé”.

“Ao lermos o tema deste ano à luz da mensagem de Fátima, descobrimos o intrínseco dinamismo missionário sem fronteiras que a mensagem encerra e somos desafiados a assumir esse dinamismo na nossa própria vida”, reiterou o sacerdote.

Este ano “exorta também a redescobrir o lugar do Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria na vida dos crentes e dos devotos de Nossa Senhora”.

“Na mensagem de Fátima, aparecem sempre intimamente unidos, pois o coração da Mãe aponta sempre para Jesus e conduz ao seu Coração misericordioso”, e quem, como os Santos Pastorinhos de Fátima, “faz a experiência do amor de Deus, por meio do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, não pode deixar de o anunciar e testemunhar”.

O reitor do Santuário de Fátima anunciou que para a vivência deste ano pastoral, foram preparados alguns elementos de apoio como é o caso do cartaz e outros suportes gráficos que têm por objetivo recordar, ao longo do ano, o tema que guia a vida do Santuário; vai ser mantida a oferta de um itinerário orante como proposta aos peregrinos, embora esteja a ser preparado um itinerário orante para os jovens que venham a Fátima por ocasião da JMJ 2023; está ainda disponível um “Programa de Atividades 2019-2020”, apenas em formato digital, mas acessível a todos os interessados.

“Ao nível da formação e da reflexão, preparámos um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, um Curso de Verão para investigadores e oferecemos uma série de propostas variadas de formação e vivência espiritual, nomeadamente na Escola do Santuário”, acrescentou o reitor.

A nível cultural, está previsto um programa musical ao longo do ano.

No entanto, será a Jornada Mundial da Juventude que “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima, algo que muito nos alegra”.

Assim, D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, esteve presente na Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral e agradeceu o apoio prestado pelo Santuário de Fátima desde a primeira hora.

O prelado pediu a todos os presentes “entrega e dedicação” durante o tempo que antecede e procede a jornada, pois “jovens do mundo inteiro têm nas suas intenções experienciar Fátima, “pois muitos grupos de jovens manifestam essa vontade”.

119a8198.jpg

“O desafio que temos todos pela frente é o esforço suplementar de nos organizarmos antecipadamente para que os grandes fluxos de jovens que acorrem a Fátima possam ser acolhidos”, considera.

D. Américo Aguiar mostrou confiança, pois Santuário de Fátima “está habituado a grandes multidões e a visitas papais”.

“O Santuário de Fátima será ponto central de interesse dos jovens que vêm à Jornada Mundial da Juventude, será normal que todos os grupos de jovens estrangeiros que venham aos dias nas dioceses passem em Fátima”, lembrou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

O Papa Francisco manifestou vontade de vir a Fátima, mas ainda sem uma data definida, “estou convencido que este ano, a vivencia do Santuário de Fátima será uma sementeira frutuosa para os jovens que venham a Fátima”.

“O Papa virá a Portugal com um desejo profundo no coração de vir rezar a Fátima”, reiterou, acrescentando que mais de 200 mil jovens já iniciaram processo de inscrição. Itália, Espanha, França e Brasil são os países com os grupos mais expressivos.

A Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral teve transmissão nos meios de comunicação digital do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

07 fev 2023

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.