23 de março, 2021

BANNER-RETIRO-PELA-CRUZ-A-VIDA V02.jpg

«Pela cruz à vida - O dom de si como caminho pascal» é o tema do segundo retiro online promovido pelo Santuário de Fátima

A iniciativa, agendada de 26 a 28 de março, será orientada pelo padre Francisco Pereira

 

O Santuário de Fátima vai promover o seu segundo retiro online, de 26 a 28 de março, com o título «Pela cruz à vida - O dom de si como caminho pascal». Esta proposta de retiro espiritual, às portas da Semana Santa, em casa, com recurso à plataforma Zoom, é promovida pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

A Quaresma “é tempo favorável de conversão do nosso coração e da nossa vida ao encontro com Jesus Cristo Salvador, morto e ressuscitado”. Por isso,  no início da Semana Santa, é proposta uma iniciativa que se oferece como “caminho que ajude a preparar a celebração da Páscoa, convidando-nos a olhar e acolher o sentido da cruz como passagem à vida”, refere o Departamento de Acolhimento e Pastoral.

“Para construir a esperança é preciso não apenas responder às perguntas quem sou e donde venho, mas também à pergunta fundamental para onde vou, porque não basta saber o porquê, é preciso conhecer o para quê”, considera o Departamento de Acolhimento e Pastoral

Este retiro será orientado pelo padre Francisco Pereira, Capelão do Santuário de Fátima, e tem como objetivo ajudar cada participante a passar do `porquê´ ao `para o quê´.

O retiro tem início na sexta-feira, dia 26 de março, pelas 21h00. No sábado o programa começa pelas 9h00 e finda com o Rosário pelas 21h30. No domingo, dia 28 de março, a oração da manhã pelas 9h00, é o primeiro momento proposto. A conclusão do retiro está prevista pelas 16h00.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação.

O primeiro retiro online «Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro», aconteceu em três turnos: a 12 e 13 de fevereiro, a 20 e 21 de fevereiro e 26 e 27 de fevereiro. Este primeiro retiro contou com a participação de 170 participantes.

A decisão de realizar um segundo retiro online no espaço de menos de um mês prende-se com o momento atual que o país atravessa, em que permanece a impossibilidade de circulação entre concelhos ao fim de semana.
 

Formulário de inscrição

 

Programa

Sexta-feira, 26 de março

21:00. Tema 0: «Oferecei ao Senhor» | Oração da noite

 

Sábado, 27 de março

09:00. Oração da manhã

09:30. Tema 1: O desejo de dar alegria |Tempo pessoal

11:30. Tema 2: O fogo que arde no coração | Tempo pessoal

15:00. Tema 3: Obediência e abandono em Deus | Tempo pessoal

18:30. Missa (transmissão do Santuário de Fátima*)

21:30. Rosário (transmissão do Santuário de Fátima)

 

Domingo, 28 de março. Domingo de Ramos

09:00. Oração da manhã e breve meditação | Tempo pessoal

11:00. Missa (transmissão do Santuário de Fátima*)

14:30. Tema 4: «Graça e Misericórdia» | Tempo pessoal

16:00. Oração final e conclusão do retiro

-----
* Nota ao programa: uma vez que já foram retomadas as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia, apresenta-se no programa a sugestão da transmissão a partir do Santuário como possibilidade para os retirantes que não tenham oportunidade de participar presencialmente na Eucaristia nas suas comunidades locais. Contudo, abre-se um tempo largo sem programa em comum, na tarde de sábado e na manhã de domingo, para garantir àqueles que desejam participar presencialmente na celebração da Eucaristia nas suas comunidades a possibilidade de o fazerem (considerados os horários diferentes de comunidade para comunidade). O tempo remanescente será vivido pessoalmente como tempo de meditação e oração.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.