11 de maio, 2018

2018-05-11_Noticia_Peregrinacao_1.jpg

Peregrinação Aniversária Internacional de Maio vai “dar graças pelo dom de Fátima”

Bispo emérito de Hong Kong, cardeal John Tong, é o presidente da primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2018.

A primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2018, que inicia hoje, segue o tema deste ano pastoral em Fátima: “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, que sublinha a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

A Missa dos peregrinos a pé, celebrada hoje, às 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade, marca o arranque da Peregrinação, que será presidida pelo cardeal John Tong.

O convite ao prelado asiático, feito pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi prontamente aceite e materializa a atenção que o Santuário de Fátima tem prestado à Ásia, continente cujo número de peregrinos tem aumentado anualmente. A presença do bispo emérito de Hong Kong na Peregrinação Internacional de Maio vai ao encontro com as orientações do Papa Francisco, que aponta a Ásia, onde o cristianismo é minoritário, como continente onde a evangelização é primordial.

O primeiro ato a que bispo emérito de Hong Kong preside acontece na tarde de sábado, com a Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, na Capelinha das Aparições, onde se segue a bênção solene das velas, recitação do Rosário e a procissão das velas, que antecede a Missa internacional, no Recinto de Oração. Às 16h00 haverá, no entanto, uma conferência de imprensa que já contará com a presença do cardeal John Tong.

Durante a Vigília de Oração, prevista no programa para a madrugada de domingo, decorre um momento de adoração eucarística, na Capelinha das Aparições, até às 2h00, hora após a qual se realiza a Via-sacra, no Recinto de Oração. O foco volta à Capelinha das Aparições, às 3h30, com uma celebração mariana, e Missa, uma hora depois. A adoração eucarística, com Laudes do Santíssimo Sacramento inauguram o dia 13 de maio.

É no domingo, depois da recitação do Rosário, que é celebrada a Missa Internacional, no Recinto de Oração, com bênção dos doentes e procissão do adeus, numa celebração presidida pelo cardeal John Tong.

O dia de hoje tem sido marcado pela chegada de vários grupos de peregrinos ao Recinto de Oração. Estão inscritos nos serviços dos Santuário de Fátima 148 grupos, num total de 9.000 peregrinos, provenientes de 26 países de todos os continentes. Da Ásia estão inscritos cerca de 350 peregrinos, organizados em 10 grupo, provenientes da Índia, Coreia do Sul, Filipinas, Malásia e Vietname.

“Dar graças pelo dom de Fátima"

A Peregrinação Internacional de Maio dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Santuário de Fátima, ao longo de sete anos, e que culminou em 2017, com a celebração do Ano Jubilar, cuja celebração teve como apogeu a peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria, em maio, com a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto.

Os peregrinos que vieram ao Santuário a 12 e 13 de maio de 2017 puderam testemunhar alguns dos momentos mais marcantes da peregrinação do Santo Padre, entre os quais a oração a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, que marcou o início da presença do Papa na Cova da Iria com um Recinto cheio a acompanhar, em silêncio, a oração do Sumo Pontífice. Na alocução, o Papa pedia a intercessão da Virgem para “seguir o exemplo dos Bem-aventurados Francisco e Jacinta” na sua entrega à mensagem do Evangelho.

O Sumo Pontífice presidiu à recitação do Rosário, na noite de 12 de maio, onde exortou os cristãos a serem marianos, sublinhando a “relação essencial, vital e providencial que une Nossa Senhora a Jesus e que nos abre o caminho que leva a Ele”.

Na homilia da Missa do dia 13, onde canonizou os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, o Papa apresentou Fátima como um “manto de Luz que nos cobre”, que aponta para Jesus e que impele a dar testemunho cristão no mundo.

Recital de Acção de Graças pelo Centenário das Aparições

Um ano depois da presença do Papa Francisco em Fátima e da canonização de Francisco e Jacinta Marto, a primeira Peregrinação Internacional Aniversária deste ano culmina com um Recital de Acção de Graças pelo Centenário das Aparições, com Andrea Bocelli, na Basílica da Santíssima Trindade, às 16h00 de domingo. O tenor italiano será acompanhado pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a direção musical de Carlo Bernini.

Entre o repertório, composto por 11 temas, está o Ave de Fátima, que será interpretado por uma convidada de Andrea Bocelli, Ana Moura, naquele que será um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra.

O artista, que fez do belcanto fez um dos géneros mais ouvidos em todo o mundo, interpretará Meditation, Jules Massenet; Pietà Signore, Alessandro Stradella; Sancta Maria, Pietro Mascagni; Panis Angelicus, César Franck; Mission, Ennio Morricone; Ave Maria, Giulio Caccini; Ave Maria, Charles Gounod; Corale in Fa minore, J. S. Bach; Ave Maria, Franz Schubert; Agnus Dei, Georges Bizet; Ave Maria di Fatima, Anonimo e Domine Deus, Gioachino Rossini.

Com uma das melhores vozes de todos os tempos, Andrea Bocelli assumiu-se como um prodígio nos anos 90, com mais de 90 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Ao aliar a gloriosa tradição do belcanto à sensibilidade e à estética da música moderna, Bocelli conquista o coração e a alma do público, sem nunca sacrificar a integridade da sua arte.

Com dez óperas gravadas e vários álbuns de música popular, já venceu cinco BRIT Awards e três Grammys, para além de ter realizado vários concertos em espaços icónicos como o santuário da Aparecida, no Brasil ou a Praça de São Pedro, onde cantou para o Papa Francisco, em 2015, Amazing Grace, durante o encontro que celebrou os 50 anos de ecumenismo na Igreja Católica.

Cerca de 10 mil peregrinos vão usufruir gratuitamente deste momento musical, produzido pela Dançar Marketing, empresa brasileira de eventos e mecenas deste Recital.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.