11 de fevereiro, 2014


Crianças convidadas a construir um Mundo melhor
 
“Aqui também se constrói Portugal”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima
 
A Peregrinação das Crianças é uma das mais bonitas do Santuário de Fátima. É também uma das mais participadas. Realiza-se há mais três décadas e tem como momento alto o dia 10 de junho, sendo que algumas atividades - como a visita às casas dos videntes, a oferta de flores a Nossa Senhora, entre outras celebrações também de oração - se realizem também no dia 9. 
 
Este ano não foi exceção. Acompanhadas pelos seus familiares, párocos, catequistas e professores, milhares de crianças rumaram à Cova da Iria. Esta manhã, entregaram ao Santuário de Fátima o resultado do trabalho que tinham desenvolvido durante o mês de maio, em resposta à campanha promovida pela instituição, que assim recebeu milhares de pequenos tijolos em papel, decorados pelas crianças, e em que cada uma delas revelou o que se propõe fazer pela construção de um mundo melhor, principal apelo da peregrinação, ao qual se juntou a exortação ao amor a Deus e a Nossa Senhora.
 
Tudo foi diferente nesta peregrinação, a começar pela moldura do grande grupo dos pequenos peregrinos, que este ano se estima terem sido 35 mil; o recinto ganhou cor, à qual se juntou o multicolorido trazido pelas t-shirts e bonés das crianças. O altar foi modificado recebendo uma grande tela que lembrou o tema da peregrinação “Ó Jesus, é por vosso amor”; os cânticos das celebrações foram interpretados por crianças e o hino da peregrinação foi inédito; a zona da escadaria esteve reservada para as crianças, uma parte acolheu um grande mapa do Mundo, imperfeito, que foi reconstruído, durante a Eucaristia, com os tijolos oferecidos pelas crianças. 
 
Além da recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, e da participação na Eucaristia, no Recinto de Oração, na manhã de hoje as crianças foram convidadas a assistir à encenação “Ó Jesus é por vosso amor”, na Basílica da Santíssima Trindade. Desenvolvida por um grupo vindo de Campo da Madalena, Viseu, a encenação repetir-se-á às 15:00, no mesmo local. 
 
No total, incluindo as crianças, participaram na celebração eucarística desta manhã, que foi antecedida da recitação do Rosário, à volta de 200 mil peregrinos. A Eucaristia, presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, foi concelebrada por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, por D. Serafim Ferreira e Silba, bispo emérito de Leiria-Fátima, e por 150 sacerdotes.
 

Na homilia, D. Anacleto Oliveira lembrou a importância de cada ser humano se sentir pertença de Deus e colaborador da obra redentora e reparadora de Deus para o Mundo. Numa linguagem simples, direcionada às crianças, D. Anacleto Oliveira pediu-lhes para agradecerem a Deus “por todas as pessoas que nos fazem bem” e apelou à construção de mundo melhor, “um mundo sem buracos”, em que cada buraco no mapa do Mundo significa “solidão, miséria, guerra, uma maldição, quando as pessoas não querem saber de Deus”.
 
No final foi distribuída às crianças, como recordação da vinda ao Santuário de Fátima, uma pequena cruz em madeira com o lema da peregrinação inscrito “Ó Jesus é por vosso amor”; junto com a cruz foi também oferecida uma pagela com a oração ensinada por Nossa Senhora a Lúcia, Francisco e Jacinta, para eles a rezassem quando fizessem algum sacrifício: "Ó Jesus, é por vosso amor...". 
 
No momento da distribuição, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, explicou o sentido do presente-surpresa: “A Cruz pretende mostrar o grande amor que Jesus tem por nós e convidar-nos a retribuir esse amor”.
 
“Ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”, rezaram de seguida as crianças, a uma só voz, após a distribuição da pagela.
 
O final da peregrinação está marcado para as 16:00, na Basílica da Santíssima Trindade, com a celebração de despedida “Levar no coração os apelos da Senhora”.
 
 
 
Aqui também se constrói Portugal
 
Nas palavras finais da celebração eucarística, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, despediu-se das crianças e de quem as acompanhava, disse-se sensibilizado “pelo espetáculo de beleza” que via nesta peregrinação e relembrou a importância das crianças na reconstrução do Mundo.
 
“Não se esqueçam de uma coisa: ocupais um lugar importante no coração de Deus, Deus conta muito convosco. (…) Aqui também se constrói Portugal, não é só na Assembleia da República”, afirmou D. António Marto, pedindo que todos os peregrinos rezassem com ele uma Avé Maria com uma intenção muito especial, por ser dia 10 de junho, feriado nacional, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas: “[Rezemos] Para que Portugal seja um lar onde todos possam viver como irmãos, onde todos possam viver em paz, em fraternidade e onde não falte trabalho”.
 
LeopolDina Simões
 
 
 
 ARQUIVO
 
Como tem sido habitual desde há cerca de 30 anos a esta parte, nos próximos dias 9 e 10, o Santuário de Fátima realiza a Peregrinação das Crianças.
Mais uma vez, o Recinto do Santuário ficará cheio de cor e vida, pela presença de milhares de crianças, vindas de todas as partes de Portugal, para honrar Nossa Senhora que aqui falou aos Pastorinhos que nos transmitiram a Sua Mensagem.
Este ano, conforme o projeto pastoral do Santuário, na rota da celebração do Centenário das Aparições, o acontecimento de referência será a Aparição de Nossa Senhora em julho de 1917. Escolheu-se como frase inspiradora para a Peregrinação, parte daquela oração ensinada nesta terceira Aparição aos Pastorinhos, quando fizessem algum sacrifício: “Ó Jesus é por vosso amor”. 
É em torno desta intenção que se construirão os diversos momentos da Peregrinação. Tudo se desenvolverá no sentido de despertar nas crianças o valor reparador das suas ações oferecidas ao Senhor, por amor, em espírito de reparação e pela conversão dos pecadores, ao jeito dos Pastorinhos. O mesmo é dizer que é despertar para o sentido de que todos podemos e devemos ajudar, com os nossos gestos de amor reparador, a restaurar este mundo tão ferido e desfigurado pelo pecado. Assim, até os nossos sacrifícios e dificuldades ganham um novo sentido, porque são uma resposta recíproca ao amor de Deus.
A campanha de maio, que atempadamente chegará às paróquias, ajudará as crianças a interiorizarem este sentido de reparação e, àquelas que vierem à Peregrinação, ajudará a viverem melhor as catequeses de Fátima.

 
Ir. Maria Isolinda
NOTA:
Rev.dos Párocos, caros catequistas e outros responsáveis
As crianças deverão entregar os tijolos da campanha do mês de maio, no dia 10, antes da celebração da eucaristia. Quando entrarem no Recinto de Oração, na zona que lhes está reservada junto do altar, deverão colocar os tijolos nos recipientes próprios que estrão nas entradas. 
Uma boa viagem e uma frutuosa peregrinação!
 

CARTAZ (para impressão em T-shirts, chapéus, cartolinas, etc.)
 
PROGRAMA / DESDOBRÁVEL DA PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS
 
CAMPANHA DO MÊS DE MAIO
 
CÂNTICO "Ó JESUS" (partitura)
 
CÂNTICO "Ó JESUS" (áudio - MP3)
 
INFORMAÇÃO SOBRE O BONÉ OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS
 
BISPO DE VIANA DO CASTELO PRESIDE À PEREGRINAÇÃO
 
BISPO DE VIANA DO CASTELO «AS PEREGRINAÇÕES SÃO AS MELHORES CATEQUESES»
 
PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.