04 de junho, 2021

D0258144.jpg

 

Peregrinações Internacionais Aniversárias vão contar com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

A interpretação destas celebrações é destinada aos peregrinos que estarão presencialmente no Recinto de Oração e a todos os que acompanham pelos meios de comunicação digital do Santuário

 

As Peregrinações Internacionais Aniversárias deste ano de 2021 vão contar, pela primeira vez, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nas principais celebrações.

O Santuário de Fátima tem trabalhado para que sejam proporcionadas as melhores condições de acesso aos peregrinos que o visitam, procurando uma resposta dirigida a todos os que  têm especiais necessidades.

Neste sentido, desde 19 de maio de 2013, a eucaristia dominical das 15h00, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas. Em 2020 esta peregrinação foi integrada no programa da peregrinação internacional aniversária de setembro, na qual a comunidade participou ativamente mas celebrações.

A 12 e 13 de maio de 2017, por ocasião da visita do Papa Francisco a Fátima, foi assegurada a interpretação em Língua Gestual Portuguesa das principais celebrações, incluindo o canto com o coro Mãos que Cantam. Em outubro desse ano, o Santo Padre enviou uma Bênção Apostólica à equipa que assegura a interpretação da missa dominical das 15h00 no Santuário de Fátima.

Este ano, as peregrinações internacionais aniversárias, têm por base o tema do Ano Pastoral: Louvai o Senhor, que levanta os fracos.

As celebrações com interpreção em Língua Gestual Portuguesa começam no dia 12, com a Oração do Rosário às 21h30, seguindo-se a Procissão das Velas e depois uma Celebração da Palavra. No dia 13, o Rosário é recitado às 9h00, seguindo-se a Missa Internacional às 10h00.

A interpretação destas celebrações é destinada aos peregrinos que estarão presencialmente no Recinto de Oração e a todos os que acompanham pelos meios de comunicação digital em em www.fatima.pt, em Santuário de Fátima Oficial, no youtube e na página do facebook.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.