13 de janeiro, 2022

BANNER_ITINERARIO-DO-ROSARIO-21 (1).jpg

Peregrinos convidados a meditar nos Mistérios Luminosos no encontro “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal” 

O segundo de quatro encontros decorrerá entre 4 e 6 de fevereiro em Fátima

 

A Escola do Santuário propõe de 4 a 6 de fevereiro o segundo encontro sobre “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal”, durante o qual serão refletidos os Mistérios Luminosos. 

“O Rosário no mistério cristão”; “Os Mistérios da Luz. Perspetiva bíblica e espiritual”; “O Reino. Perspetiva teológica”; “Viver e crer, esperar e amar. Perspetiva teologal” e “Aprofundamento teologal e Partilha da luz”são aspetos que irão ser aflorados durante o encontro, o segundo de quatro sobre os mistérios do Rosário. 

Com este itinerário, pretende-se aprofundar: o sentido do Rosário como prática de oração mariana cristocêntrica; a importância do Rosário na mensagem de Fátima; a evolução do Rosário na história da espiritualidade cristã; a reflexão antropológica e teológica sobre o Rosário; a compreensão do papel mistagógico do Rosário na vida cristã experimentada como existência teologal; o reconhecimento do valor evangélico do Rosário na vida espiritual dos crentes; a valorização do Rosário na vida das comunidades; a descoberta de formas antigas e novas de rezar o Rosário e a prática do Rosário como oração da Igreja no mundo.

Estes encontros, que visam  recuperar a consciência e o significado da oração do rosário, da sua profundidade e da sua atualidade, estão abertos à participação de todos revestindo-se de especial interesse para congregações, institutos, associações e movimentos ligados à mensagem de Fátima; membros de institutos de vida consagrada e movimentos de espiritualidade de inspiração mariana; formadores, catequistas, animadores e outros agentes pastorais; colaboradores, profissionais e voluntários, do Santuário de Fátima.

“O pedido insistente de Nossa Senhora para que se reze o terço todos os dias, ouvido um século depois, leva o Santuário de Fátima a compreender que é sua responsabilidade assumir-se como “escola do Rosário”, para participar no processo de reconhecimento desta prática orante como «um tesouro a descobrir» (João Paulo II)” refere uma nota do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

A inscrição neste segundo encontro do itinerário deve ser feita através do formulário digital disponível aqui e tem associada uma taxa de inscrição no valor de € 15,00. No formulário encontram-se as instruções de pagamento. Estão isentos do pagamento do valor da inscrição os funcionários/as e voluntários/as do Santuário de Fátima e os religiosos/as da diocese de Leiria-Fátima. Em maio, no último encontro, também os participantes nos três encontros anteriores ficarão isentos de pagamento da taxa de inscrição nesse encontro conclusivo.

O itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes. A organização acusará a boa receção da inscrição e, após confirmação de pagamento do valor de inscrição e receção do respetivo comprovativo (enviado para [email protected]), confirmará a participação.

Em cada fim de semana, o programa iniciará às 21h00 de sexta-feira, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e terminará com a missa de domingo, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

PROGRAMA

SEXTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO

noite

21:00. Acolhimento

21:30. Pórtico do encontro

22:15. Oração da noite

 

SÁBADO, 5 DE FEVEREIRO

manhã

08:00. Pequeno-almoço

09:00. Oração da manhã

09:30. O Rosário na vida da Igreja: no mistério cristão. Francisco Pereira

10:45. Intervalo

11:00. O Reino: perspetiva teológica. André Pereira

12:15. Intervalo

12:30. Missa, na Capela do Espírito Santo

13:00. Almoço

 

tarde

14:30. Os Mistérios da Luz: perspetiva bíblica e espiritual. Sandra Bartolomeu, snsf

16:00. Contas da luz

17:00. Intervalo

17:45. Partilhar a luz

19:00. Adoração

20:00. Jantar

 

noite

21:30. Rosário, na Capelinha das Aparições

 

DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO

manhã

08:00. Pequeno-almoço

09:00. Oração da manhã

09:30. Viver e crer, esperar e amar: perspetiva teologal. Nanci Leite

10:45. Intervalo

11:00. Aprofundamento teologal

12:30. Avaliação

13:00. Almoço

 

tarde

15:00. Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

PDF

HORÁRIOS

16 mai 2022

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.