13 de março, 2022

119A0135.jpg

Peregrinos de Fátima convidados a rezar pela Paz na Ucrânia, pelo Papa Francisco e por D. José Ornelas

“A nossa vida transfigura-se através da oração mais intensa”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima esta manhã

 

Neste II Domingo da Quaresma, em que se faz memória das aparições de Fátima na Cova da Iria, na peregrinação mensal de março, o padre Carlos Cabecinhas pediu aos peregrinos para rezarem “pela paz na Ucrânia”, pelo “Papa Francisco” eleito há 9 anos e “por D. José Ornelas”,  que hoje inicia o seu episcopado como bispo titular da diocese de Leiria-Fátima.

Os peregrinos de Fátima, participantes “em grande número” na Missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, presencial ou digitalmente, foram convidados também a deixarem-se conduzir neste tempo quaresmal pela mão materna de Nossa Senhora, que “nos conduz sempre ao Seu Filho e à sua Palavra”.

“Acolher as suas exortações é aceitar sermos guiados pela sua mão materna na vivência desta Quaresma, como caminho que transfigura a nossa vida” disse recordando que “na vida dos Santos Pastorinhos de Fátima temos um estímulo, pois souberam escutar a voz de Deus, através das palavras do Anjo e de Nossa Senhora, e procuraram que o encontro com Cristo na Oração marcasse o ritmo dos seus dias: por isso, as suas vidas se transfiguraram, a ponto de a Igreja os apresentar como exemplo a imitar”. 

A partir da liturgia deste II Domingo da Quaresma, que nos relata o episódio da Transfiguração, em que Jesus subiu ao monte, levando consigo três dos seus discípulos – Pedro, João e Tiago – e, diante deles, transfigurou-se, o padre Carlos Cabecinhas sublinhou que “a transfiguração é imagem da conversão a que somos chamados neste tempo quaresmal”, a partir de um itinerário de “oração, escuta da Palavra e participação nos sacramentos”.

“A nossa vida transfigura-se quando sabemos escutar a Palavra de Deus e levá-la para a nossa vida, pessoal ou em família (...), através de uma oração mais intensa e frequente, através da participação na Eucaristia e no sacramento da Penitência”, afirmou. 

“Da experiência do encontro com Cristo – na Palavra, na oração, na Eucaristia – nasce o compromisso de viver de acordo com a vontade de Deus, nasce a necessidade de passar à vida o que se experimentou nesse encontro. É, de facto, no nosso dia a dia que se manifesta até que ponto é efetiva a nossa conversão. É a transfiguração da nossa vida quotidiana que está em causa”, enfatizou.

“A transfiguração é anúncio da ressurreição, aponta já para a Páscoa, indica já a meta da nossa caminhada quaresmal”, concluiu o reitor do Santuário de Fátima.

Em todas as celebrações o santuário recorda hoje, de forma especial, a eleição do Papa Francisco há nove anos, pelo Colégio de Cardeais. 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.