10 de agosto, 2025

face8.jpg

Peregrinos desafiados à vigilância e atenção ao essencial

Missa deste domingo com apelo a rezar pela Paz e pelos bombeiros que combatem incêndios.

 

A celebração da missa deste XIX Domingo do Tempo Comum, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, começou com uma evocação particular pela Paz no mundo e pelos soldados da paz, que nestes dias enfrentam o “drama dos incêndios”.

“Formamos uma assembleia numerosa, embora dispersa, devido ao calor deste dia. Preparemos o coração para o encontro com o Senhor, não deixando de pôr nas suas mãos tudo aquilo que nos preocupa. Peçamos de forma especial pela Paz neste mundo e nestes dias, peçamos por todos os que combatem os incêndios e, de um modo muito especial, os bombeiros”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que presidiu à celebração.

Foi, de facto, uma assembleia numerosa que se reuniu ao final da manhã deste domingo para celebração da Eucaristia no Santuário de Fátima. Devido ao calor, os peregrinos concentraram-se nas sombras do Recinto de Oração, sobretudo na alameda do lado sul do Santuário, onde o arvoredo oferecia um lugar fresco para a participar na celebração.

Na homilia, o presidente da celebração exortou os peregrinos a reconhecer Deus como verdadeiro tesouro e a comprometer-se com a Sua vontade, exortando à vigilância das realidades secundárias, como as preocupações, bens materiais ou rotinas, que desviam a atenção do essencial.

O padre Carlos Cabecinhas destacou a fé, a partilha e a atenção aos outros como sinais de que assumimos Deus como tesouro, e apresentou a Mensagem de Fátima como apelo que coloca Deus no centro da vida, dando o exemplo da vida dos santos Pastorinhos.

No final da celebração, nos avisos, os peregrinos foram convidados a participar na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto, que faz memória da quarta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos e que integra a Peregrinação Nacional do Migrante e do Refugiado, organizada pela Obra Portuguesa Católica de Migrações.

 

Áudio da homilia

 

PDF

HORÁRIOS

10 ago 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.