11 de dezembro, 2022

2022-12-11missadomingo2.jpg

Peregrinos exortados ao “esforço da conversão” com vista à “alegria da vinda do Senhor”

Na Missa deste domingo, onde foram benzidas as imagens do Menino Jesus, o reitor do Santuário apontou a conversão como caminho essencial para a alegria que o Natal oferece.

 

Na Missa deste terceiro Domingo do Advento, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, ao final da manhã, o reitor do Santuário de Fátima exortou os peregrinos ao “esforço da conversão” com vista à “alegria da vinda do Senhor”.

Numa liturgia marcada pela “alegria que brota da certeza da proximidade de Deus”, o padre Carlos Cabecinhas partiu da resposta de esperança no desespero, que o povo de Deus no exílio experimentou, narrado na primeira leitura, para desafiar a assembleia a olhar também com alegria o tempo que se aproxima, apesar da conjuntura internacional adversa.

“É um povo abatido, que vive a experiência do exílio, frustrado e mergulhado no desespero, que o profeta Isaías desafia à alegria. A razão da alegria daquele povo era a certeza, que brota da fé, da presença e da certeza de que Deus vem em seu auxílio”, explicou o presidente da celebração, ao estabelecer um paralelismo com o tempo atual.

“Também a nós nos pode parecer desajustada esta exortação, no momento difícil que atravessamos, marcado pela guerra - com o cortejo de horrores que lhe está associado -, e pelas dificuldades económicas. É no meios das dificuldades que esta exortação se torna mais significativa. Somos convidados à alegria não porque tudo nos corra bem, mas porque o Senhor está próximo.”

O sacerdote sublinhou, depois, a evocação que é feita à conversão, no Evangelho de hoje, através da figura de João Batista, para concretizar a impossibilidade de se viver a alegria da vinda do Salvador sem o esforço de mudança.

“A voz profética de João Batista, no limiar do Antigo e Novo Testamento, faz-se ouvir para nos chamar à conversão. Também ele, estando preso, confundido com o humilde início da missão de Jesus, teve dúvidas e veio a converter a imagem que tinha do Salvador. Não é possível experimentar a alegria da vinda de Deus sem o esforço da conversão do coração, para acolher Jesus na nossa vida”, afirmou o presidente da celebração, desafiando a assembleia a também converter uma imagem errada que possa ter de Deus.

Na celebração de hoje, onde foram benzidas as imagens do Menino Jesus dos presépios do Santuário, o sacerdote significou também este gesto como um alerta para a proximidade da vinda do Salvador e para a urgência do esforço de conversão.

 

2022-12-11missadomingo.jpg

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.