13 de março, 2024

548a7712.jpg

Peregrinos interpelados a rezar de forma “muito especial” pelo Papa Francisco em dia de aniversário da sua eleição

Basílica da Santíssima Trindade acolheu missa da peregrinação mensal de março

 

A Basílica da Santíssima Trindade acolheu missa da peregrinação mensal de março, presidida pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e na qual os peregrinos foram interpelados a rezar de forma “muito especial” pelo Papa Francisco, no dia em que se assinala o 11.º aniversário da sua eleição.

A ligação de Fátima com o Papa é estreita, não só pela relação direta da Mensagem com a cátedra de Pedro, mas também pelos laços que cada um dos pontificados quis estabelecer com a Cova da Iria. O Papa Francisco não é exceção. Desde a sua escolha para bispo, passando pela dinâmica pastoral que exerceu como arcebispo de Buenos Aires, o Sumo Pontífice que, por estes dias, se encontra com a juventude do mundo em Portugal é um devoto expresso de Nossa Senhora de Fátima.

Em abril de 1998, no âmbito da peregrinação à Argentina da primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, D. Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, acolheu a "Branca Peregrina”, vinda da província para a capital. “Querida Mãe: Bem-vinda a casa! (…) Dá-me forças, Mãe. Dá-me ternura para ajudar os demais. Dá-me a paz do coração. Bem-vinda a casa", disse D. Jorge Mario Bergoglio, na homilia da Missa a que presidiu no Colégio de Nossa Senhora de Fátima, após a procissão da Imagem pelas ruas de Buenos Aires. A Imagem que ali peregrinou foi a primeira escultura da Virgem Peregrina, que atualmente está entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O cardeal argentino Jorge Bergoglio foi eleito Papa no segundo dia do conclave, em março de 2013, convocado para escolher o sucessor do resignatário Bento XVI. Nessa altura, D. José Policarpo, então cardeal-Patriarca de Lisboa, revelou que o novo Papa, por duas vezes, lhe pedira que “consagrasse o seu novo ministério a Nossa Senhora de Fátima”.

A Imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições foi a Roma em outubro de 2013, para a Jornada Mariana promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no âmbito da celebração do Ano da Fé. Esta 12.ª viagem para fora do Santuário de Fátima realizou-se a pedido expresso do Papa Francisco, transmitido a D. António Marto, então bispo de Leiria-Fátima.

Em setembro de 2015, no início da visita “ad limina” dos bispos portugueses, o Papa Francisco manifestou o “desejo profundo” de estar em Fátima na Peregrinação Internacional Aniversária de maio de 2017: "Tengo ganas de ir a Fátima (quero ir a Fátima)".

Ao longo de todo o seu pontificado, o Santo Padre tem evocado Nossa Senhora de Fátima, e recordado os peregrinos de Fátima, nas mais variadas ocasiões.

Em maio de 2017, o Papa Francisco deslocou-se à Cova da Iria como “peregrino da luz, da esperança e da paz” para rezar aos pés da Imagem venerada na Capelinha das Aparições e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta. À sua chegada ao Recinto de Oração, o Papa esteve recolhido durante oito minutos em oração silenciosa diante da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições.

Na homilia da Missa de canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Papa disse que “não podia deixar de vir” a Fátima venerar a Virgem Maria e “confiar-lhes os seus filhos e filhas”, acrescentando: “Fátima é sobretudo este manto de luz que nos cobre”.

Depois de se fazer presente na primeira Peregrinação Internacional do Centenário, em maio de 2017, o Santo Padre voltou a fazer-se presente também na última, desta vez, a partir de Roma, através de uma mensagem em vídeo, transmitida aos peregrinos nos écrans do Recinto de Oração.

A 5 de agosto de 2023, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco desafiou a Igreja Católica a ser cada vez mais como a Capelinha das Aparições, em Fátima, que descreveu como “acolhedora e sem portas”.

“A pequena capela onde nos encontramos constitui uma bela imagem da Igreja, acolhedora e sem portas. A Igreja não tem portas, para que todos possam entrar”, afirmou o Santo Padre na mensagem que dirigiu aos fiéis no Santuário de Fátima.

Francisco insistiu assim na mensagem de inclusão e abertura que tem cultivado ao longo desta Jornada Mundial da Juventude. E recuperou a expressão que está a marcá-las: “todos, todos, todos”.

A oração por Francisco esteve presente em toda a celebração da peregrinação mensal de março, e onde também se lembraram as vítimas dos conflitos armados em todo o mundo.

154a6925.jpg

Na homilia deste dia, o padre Carlos Cabecinhas, falou da Palavra de Deus, que “aponta caminhos de conversão e exorta-nos à confiança em Deus”, para este tempo da Quaresma.

“Jesus declara Maria, sua Mãe, bem-aventurada, por ser o máximo exemplo da escuta da Palavra de Deus, para a levar à vida”, acrescentou, lembrando que é na “maior atenção à Palavra de Deus, acolhida no coração e levada à vida, que encontramos os caminhos da conversão a que este tempo nos exorta e que nos conduzem à bem-aventurança, e o exemplo de Maria serve-nos de guia”.

O padre Carlos Cabecinhas desafiou os peregrinos a deixarem-se “guiar por Maria na vivência deste tempo quaresmal, escutando mais atentamente e com mais frequência a Palavra de Deus e procurando pô-la em prática no nosso dia a dia”.

Neste dia em que se assinala o décimo primeiro aniversário da eleição do Papa Francisco, “queremos rezar especialmente por ele”.

O Papa “ocupa um lugar de grande importância na terceira parte do segredo de Fátima e os Pastorinhos, depois das aparições, manifestaram uma especial comunhão com ele, que se concretizava sobretudo na oração”, e desde então, rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções tornou-se “parte integrante da própria mensagem de Fátima e prática diária no Santuário”.

A celebração terminou com a procissão de regresso à Capelinha das Aparições.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.