27 de novembro, 2023

aficone-ano-pastoral2324v02.jpg

Peregrinos vão ser Chamados ao Encontro, com horizonte o Ano Santo Jubilar, marcado para 2025

Novo Ano Pastoral será apresentado no próximo sábado pelas 16h00, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI

 

Após um triénio pastoral dinamizado por um percurso temático associado à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, com particular foco nos desafios e dramas enfrentados pela humanidade em razão da pandemia vivida neste período, em 2025, a Igreja viverá o Ano Santo, o Jubileu ordinário, que tem lugar em cada 25 anos.

Assim, ao perspetivar um novo ciclo pastoral, o Santuário de Fátima adotou como horizonte o Ano Santo Jubilar, em sintonia com este acontecimento rumo ao qual se desenvolverá a vida da Igreja ao longo destes dois anos.

A sessão de apresentação está agendada para o próximo sábado, dia 02 de dezembro de 2023, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI.

Pelas 16h00, a sessão de abertura e apresentação do Biénio Pastoral, estará a cargo do Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Em seguida, o Pe. Agostinho dos Reis Leal, OCD, fará a apresentação do tema do ano, seguindo-se um momento musical. D. José́ Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, fará o encerramento da sessão pelas 17h45.

Abre-se, assim, um Biénio enraizado nos temas determinados pelo Papa Francisco para a vivência deste Jubileu: Chamados ao Encontro, em 2024, ano que precede o Jubileu, e Peregrinos da Esperança, tema do Ano Santo: Ao Encontro de Esperança é o tema global que confere unidade a este Biénio Pastoral.

Em total harmonia com a sua natureza e missão, bem como com o acontecimento do qual é memorial e com a mensagem que define a sua identidade e ação, dimensões com que estes temas condizem, o Santuário de Fátima une-se assim ao caminho que a Igreja percorrerá, assumindo o mesmo desígnio manifestado pelo Santo Padre, de que «o Ano Santo possa ser preparado e celebrado com fé intensa, esperança viva e caridade operosa» (Carta do Papa Francisco ao Arcebispo Rino Fisichella pelo Jubileu 2025, 11 de fevereiro de 2022).

A sessão pastoral da jornada de abertura será transmitida em direto nos meios de comunicação digital: Site, Youtube, Facebook.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.