10 de setembro, 2016

154A8412.jpg


Pontifícia Academia Mariana Internacional consagrada ao Imaculado Coração de Maria

Ato de consagração foi celebrado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no final do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional
 

A Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI), promotora do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, em colaboração com o Santuário de Fátima, que decorreu na Cova da Iria esta semana, consagrou-se a Nossa Senhora de Fátima este sábado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Além da PAMI também as sociedades mariológicas de diversos países, presentes no encontro cientifico que reuniu especialistas da mariologia e estudiosos dos diferentes continentes, se consagraram ao Imaculado Coração de Maria, na “certeza de serem acolhidos junto do imenso coração de Deus” refere a oração de consagração proferida pelo Pe. Vincenzo Battaglia.

Na oração pede-se a intercessão de Nossa Senhora, apresentada como “a Virgem do sim, do silêncio, do cenáculo e do Magnificat”,  para “valorizar a oração e a caridade” com vista a uma “nova inspiração e renovação teológica” que “conduza ao progresso espiritual em resposta aos desafios prementes do nosso tempo e da nossa humanidade”.

Pede-se igualmente a intercessão da Senhora do Rosário para que o mundo seja mais tolerante e proporcione mais encontro entre os homens que devem ser antes de mais ”companheiros num mundo conturbado”.

Na oração pede-se também que através do seu exemplo, Maria inspire a “comunhão na Igreja e a promoção de um verdadeiro amor”.

O 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional decorre em Fátima até amanhã e é presidido pelo Enviado Especial do Santo Padre, o cardeal português, D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Promovido pela Pontifícia Academia Mariana, em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas dos diversos países, o congresso -que se realiza de quatro em quatro anos- teve como tema “O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”, conforme a aprovação do Papa Francisco.

Durante o congresso, que integra o programa de celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, foram apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento mariofânico ocorrido em Fátima. Por outro lado, os participantes procuraram definir linhas de investigação para o estudo e aprofundamento da mensagem de Fátima que, pelos seus densos conteúdos, representa uma “profecia” repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo.

Este congresso é o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, com temática em específico a incidir no acontecimento de Fátima.

Em 1967, por ocasião do cinquentenário dos acontecimentos de Fátima, teve lugar em Portugal, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, a 5.ª edição deste Congresso Mariológico Mariano Internacional, sobre o tema “De Primordiis Cultus Mariani – Mariologia patrística”.

Esta tarde, o Santuário proporciona aos congressitas uma visita guiada pelos diferentes espaços ligados às aparições de Nossa Senhora. O programa do 24º Congresso fica completo com a recitação do Rosário, este domingo, ás 10h00, na Capelinha das Aparições, seguida da Eucaristia dominical no Recinto, ás 11h00, que será presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins.

ATO DE CONSAGRAÇÃO

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.