17 de março, 2016

marcelo_papa_francisco.jpg

Foto: Agência Ecclesia


Presidente da República reforça convite do Bispo D. António Marto para visita do Papa a Fátima em 2017

Detalhes da visita ainda não são conhecidos
 

O Papa Francisco recebeu esta manhã o presidente da República Portuguesa em audiência durante 30 minutos, no Vaticano, tendo-lhe sido entregue um convite formal para visitar Portugal em 2017, altura em que se comemora o Centenário das Aparições de Fátima.

 “Eu trago comigo uma carta formal em nome da República Portuguesa a convidar Sua Santidade a visitar Portugal, a propósito do centenário das aparições de Fátima”, revelou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas na residência da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

“Espero encontrar no Papa Francisco o acolhimento a este convite”, acrescentou o chefe de Estado.

O reitor do Santuário de Fátima, em declarações à Sala de Imprensa,  disse que "está satisfeito com a formalização do convite" que era o "que estava a faltar para o processo avançar" e por isso "agora esperamos que o Vaticano defina os detalhes desta visita", cujo programa deverá ser conhecido até seis meses antes dela se realizar, como é habitual.

"Para nós a expetativa é que o Santo Padre possa estar entre nós a 12 e 13 de maio do próximo ano que são os dias mais importantes para o Santuário", precisou ainda o Reitor.

O Papa Francisco reafirmou a vontade de visitar o Santuário de Fátima, que celebra o centenário das aparições marianas em 2017, quando se encontrou com os bispos portugueses, em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina', depois de ter anuído ao convite feito pelo Bispo de Leiria-Fátima, em Abril do ano passado, numa audiência privada.

No dia 25 de Abril de 2015, o Papa Francisco confirmou a D. António Marto que, “se Deus [me] der vida e saúde” estaria na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima.

Depois de ter recebido já vários convites, foi a primeira vez que Francisco afirmou de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção.

Para o  Cardeal Patriarca a visita do Presidente da República ao Vaticano “é muito importante” e espera que ela traga novidades.

“Eu até espero que venham de lá já mais pormenores acerca dessa vinda do Papa, se vem só para o dia 13 [de maio 2017] ou, se como todos desejamos, vem um bocadinho antes ou fica um bocadinho depois”, disse D. Manuel Clemente.

“Oxalá que esta visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também ajude a esclarecer e que o Papa nos diga alguma coisa”, acrescentou em declarações às rádios Renascença e Vaticano, esta terça-feira.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982; 10 a 13 de maio de 1991; 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

O cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano, vai presidir à peregrinação internacional do próximo dia 13 de outubro, no Santuário de Fátima.

CR 

(Notícia atualizada as 13h30)

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.