23 de janeiro, 2021

119A6100.jpg

Primeira Missa de Fátima sem peregrinos apela à unidade dos cristãos neste tempo de pandemia em que as “pessoas estão primeiro que os números”

“Mesmo estando isolados e confinados estamos unidos no mesmo coração, na mesma certeza, no mesmo cuidado uns pelos outros”, afirmou o padre Francisco Pereira

 

O capelão do Santuário de Fátima foi o presidente da primeira celebração em Fátima, transmitida pelos meios de comunicação social e digital sem a presença de assembleia, neste segundo confinamento geral do país, em que estão suspensas as missas com a participação de fieis.

“Queremos chegar a cada um de vós, às vossas casas para que esta fé que nos une não esmoreça e seja sinal da presença de Deus neste tempo difícil”, afirmou o padre Francisco Pereira.

“Estar unidos é sentir o mesmo coração, a mesma certeza e proteção, o mesmo cuidado uns pelos outros” afirmou o sacerdote desafiando os cristãos a verem “para além dos números”.

A partir da liturgia deste sábado, na Missa Votiva de Santa Maria, Mãe da unidade, o sacerdote traçou um paralelismo entre a história de Caifás quando decidiu `entregar´ Jesus e os dias desta pandemia.

“Caifás dizia que era melhor morrer uma só pessoa para que a nação não ruísse, mas esta é uma visão meramente política: via Jesus como um revolucionário, via o povo invadido e dominado pelos romanos e tinha medo que os romanos se vingassem do povo. Por isso, dizia que era melhor matar uma pessoa para salvar o povo.  Mas ele não percebeu que a morte de Jesus era o preço para a nossa redenção”, lembrou o capelão do Santuário de Fátima.

“Neste tempo difícil, muita gente pode olhar para a situação de forma meramente material e política, meramente instrumental, em que os números, de tão grandes, são meras estatísticas e tornam-se apenas uma realidade conceptual” disse.

Mas,  “nós sabemos quanto nos dói ver o sofrimento de um familiar que está no hospital, que morre. É esta afronta que nos deve motivar para dar a volta e deixar os números e olhar para as pessoas, olhar para cada pessoa fragilizada, desmoralizada que vê o futuro incerto , sem saber onde se apoiar”, desafiou o padre Francisco Pereira ao sublinhar a importância de cada cristão ser o mensageiro da palavra de Deus junto de quem sofre e socorrer-se dela para reaver a esperança.

“Mesmo estando isolados, mesmo estando confinados temos sempre o apoio e o alicerce na nossa vida; encontramos a mesma confiança no Senhor que é Pai e o mesmo conforto em Maria, que é mãe, a quem nós invocamos como Virgem de Fátima que trouxe através de três crianças uma mensagem de esperança para a humanidade inteira, numa época também de tragédia. Não uma esperança vazia mas uma esperança firme na promessa de Deus”, disse ainda.

“Neste tempo em que a pandemia se torna mais grave, em que somos exortados a ficar em nossas casas  para nos protegermos e protegermos os irmãos para interromper as cadeias de transmissão, neste tempo em que infelizmente as missas não podem contar com assembleia, neste tempo em que estamos isolados e confinados não nos podemos esquecer que Deus é nosso pai e Maria nossa mãe”, frisou ainda.

O sacerdote deixou ainda um apelo aos cristãos que estão confinados para que não deixem de escutar  e de ler a Palavra de Deus.

“Não podemos receber sacramentalmente a Eucaristia, mas ouvimos a palavra, continuamos a ler a bíblia e guiados pela palavra de Deus fiquemos na certeza de que o Senhor nunca nos abandona”, afirmou.

A Eucaristia terminou com o cântico Mariano “À vossa proteção nos acolhemos”, precedido de uma prece: “confiemo-nos a Nossa Senhora para que a esperança não morra em nós , para que possamos olhar para além daquelas que são as fronteiras da materialidade e possamos olhar mais além e perceber a realidade profunda”.

A partir de hoje e até serem retomadas as missas com assembleia, o Santuário irá transmitir em direto, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, diariamente as missas das 11h00, 12h30 e 15h00 e o Terço das 18h30 e 21h30, em www.fatima.pt , no youtube e no facebook. A Missa das 11h00 e o terço das 18h30 serão transmitidos em direto pela TV Canção Nova.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.