14 de maio, 2019

3J3A9406.JPG

 

Primeiro ciclo de Ações de Voluntariado Jovem termina com “balanço francamente positivo”

Um grupo de alunos esteve esta manhã nos parques de acolhimento a peregrinos, a recolher lixo

 

O Santuário de Fátima e o Colégio de São Miguel estabeleceram uma parceria, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a questão do voluntariado e acolhimento aos peregrinos. Desta sinergia surgiram nas últimas semanas várias ações de voluntariado jovem, que visaram melhorar as condições de acolhimento na Peregrinação Internacional de maio.

A primeira dessas iniciativas contou com duas turmas do Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, que juntamente com colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário, pintaram as camas do Acolhimento de S. Bento de Labre, em Fátima.

A segunda tarefa, ficou a cargo de uma turma do Curso Científico-Tecnológico de Informática, que colaborou na preparação dos kit’s de roupa de cama e banho que foram disponibilizados aos peregrinos.

Na noite da vigília da Peregrinação Internacional de maio, um outro grupo de alunos, esteve a ajudar na oferta do chá/café e das bolachas, que foram distribuídos aos peregrinos na madrugada.

Esta manhã um grupo de 35 alunos, juntamente com funcionários do Serviço de Espaços Verdes e Limpeza de Exteriores do Santuário de Fátima, andaram por alguns dos parques de acolhimento a peregrinos, a recolher o lixo, numa ação que associa limpeza a exercício físico, com o título #IMAPLOGGER. Um restaurante de Fátima, quis também associar-se a esta iniciativa, contribuindo com apoio logístico, e a presença de alguns dos seus funcionários.

Cláudia Camelo, da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima, considera que o balanço destas atividades, que envolveu cerca de 130 voluntário, "é francamente positivo”.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima,  a responsável lembrou que este projeto resultou sobretudo “por sensibilizar os jovens para a importância de dar um bocadinho de tempo aos outros, mesmo que esses outros sejam anónimos, neste caso os peregrinos de Fátima e que merecem ser bem acolhidos”.

“Este tipo de iniciativas melhora a autoestima destes jovens, e mesmo que não o percebam no imediato, alguma coisa vai ficando, e já tivemos sinais disso mesmo”, afirma Cláudia Camelo.

Assim, vários participantes “já questionaram no sentido de repetir a experiência, ou integrar outras atividades, e outros jovens mostraram interesse em integrar o grupo de voluntários do Santuário, como acólitos, como acolhedores”.

“As sementes começam a dar fruto”, reitera, e nesse sentido, estão a ser dados passos no sentido de estabelecer uma cooperação com o Centro de Estudos de Fátima, para executarem tarefas que visam integrar a Peregrinação das Crianças, no dia 10 de junho.

No próximo ano letivo este projeto vai ser estendido ao agrupamento de escolas de Ourém e Leiria e aos estabelecimentos de Ensino Superior.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.