02 de janeiro, 2023

afbannerencontros-na-basilica-i23.jpg

Primeiro Encontro na Basílica de 2023 realiza-se no próximo domingo

Maria levantou-se e partiu apressadamente é o tema do ano pastoral que dá o mote à palestra do padre João Paulo Quelhas.

 

Realiza-se no próximo domingo, dia 8 janeiro, o primeiro de cinco "Encontros na Basílica" previstos para este ano pastoral. A conferência do padre João Paulo Quelhas, às 15h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, assume o mesmo título do tema do ano pastoral no Santuário de Fátima: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Depois da partida do Anjo (cf. Lc 1,38), Maria toma a iniciativa de visitar a sua parente Isabel. Por isso, como diz o texto do Evangelho, «pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia» (Lc 1,39). Não foi o Anjo que ordenou esta viagem. Ele apenas fez conhecer a Maria, como um sinal, que aquela a quem chamavam estéril, estava já no sexto mês de gravidez (cf. Lc 1,36)” refere na apresentação da conferência o seu autor.

“Maria não parte, portanto, obedecendo a uma ordem, mas por sua iniciativa pessoal. O texto não explica a razão pela qual Maria se põe apressadamente a caminho e até as indicações do destino da viagem são vagas. Desta forma, é sublinhada a solicitude da serva do Senhor (cf. Lc 1,38), que, cheia do Espírito Santo, provoca o encontro do profeta do Altíssimo (cf. Lc 1,76) com o seu Senhor (cf. Lc 1,43)”, conclui.

O padre João Paulo Quelhas é natural do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda. É Presbítero da diocese de Beja, onde foi ordenado a 14 de Maio de 2000. Doutorou-se em Teologia Dogmática, com especialização em Mariologia, na Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, em Roma. Atualmente, é Capelão do Santuário de Fátima.

Após a conferência, como é habitual, haverá um recital, desta feita com Ana Aroso, harpista natural do Porto, licenciada e mestre em Harpa Performance pelo Koninklik Conservatorium Brussel (Bruxelas, classe de Jana Bousková). Além da vertente solística, concluiu também a licenciatura em Escrita e Teoria Musical na classe de Wouter Lenaerts e terminou, com grande distinção, o Mestrado em Ensino de Música na ESMAE - Porto, sobre orientação da Prof.ª Ilaria Vivan. Ana  Aroso foi premiada em vários concursos, colabora regularmente com diversas orquestras e maestros nacionais e internacionais e dedica uma intensa atividade à música de câmara, apresentando-se com diversos agrupamentos. Em 2022, foi convidada de Martim Sousa Tavares no Programa “Tudo menos Clássica” da RTP2. Apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Suíça, Brasil, Praga, Itália, Bélgica e representou Portugal no VIll e X RioHarpFestival no Rio de Janeiro, Brasil.

Paralelamente à sua carreira musical, Ana Aroso é ainda Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Neste recital apresentam-se algumas melodias contemplativas famosas do século XIX, iniciando com uma transcrição para harpa solo do último andamento do Requiem de Fauré (In Paradisum), apresentando-se depois o Primeiro Arabesque de Debussy, um clássico do impressionismo. Seguir-se-à a Ave Maria de Bach/Gounod, uma peça universalmente conhecida que resulta da sobreposição de uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod ao Prelúdio nº 1 em Dó Maior do “Cravo Bem Temperado” de J.S.Bach. Após esta Ave Maria composta num intervalo de 137 anos, será interpretada a peça “The Minstrel’s Adieu to his Native Land “, do Galês John Thomas. O recital termina com uma das mais populares melodias de sempre, da autoria de Franz Schubert, originalmente intitulada “Ellens Gesang“ mas conhecida simplesmente como “Ave Maria”.

Os restantes Encontros na Basílica realizam-se a 5 de março, 4 de junho, 3 de setembro e 5 de novembro, às 15h30, com entrada livre, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

07 fev 2023

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.