12 de fevereiro, 2021

IMG_5841.JPG

Primeiro retiro online do Santuário conta com 170 participantes portugueses e estrangeiros, do Brasil, da Europa e da Ásia

“Da Gruta ao Céu” começa esta sexta feira. Meditações serão partilhadas através da plataforma zoom, cumprindo-se o tempo e os momentos para o exercício espiritual que um retiro implica

 

O primeiro retiro online “Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro”, que começou esta sexta-feira à noite, e se prolonga durante o dia de amanhã, tendo  mais dois turnos - a 20 e 21 e 26 e 27 de fevereiro- , conta com a participação de 170 inscritos portugueses- Continente e Regiões Autónomas- e estrangeiros, de Espanha, Luxemburgo, Brasil e Macau.

O retiro, tal como apontado no programa, é composto por uma introdução esta sexta-feira, onde se falará da importância do silêncio e da confiança, enquanto condição fundamental para o recolhimento e para “retirar-se” propriamente, para a vida interior, para o aprofundamento da relação com Deus, para a escuta e para a oração. No sábado haverá uma oração inicial em conjunto (oração da manhã) seguido de um tempo de partilha, para aqueles que o desejarem. Ao longo do dia haverá três encontros onde serão propostos passos para a oração pessoal, seguido de tempo pessoal para o silêncio e a oração. Ao fim do dia, haverá um encontro conclusivo. Às 12h30 haverá a possibilidade de acompanhar a transmissão da Eucaristia a partir do Santuário de Fátima e às 21h30 a Oração do Rosário (neste dia que lembramos o aniversário do falecimento da Ir. Lúcia de Jesus), encerrando assim o dia de retiro.

Este primeiro retiro online, feito a partir de Fátima, com cada participante na sua casa, "pretende proporcionar a todos e a todas, aquilo que Fátima tem a oferecer e que é centrar a vida em Deus, cada um ver-se à luz de Deus" referiu a Irmã Sandra Bartolomeu, Serva de Nossa Senhora de Fátima que vai orientar o retiro, durante a apresentação.

Dado o elevado número de pedidos de inscrição que ficaram de fora, o Santuário entendeu fazer um desdobramento deste retiro em diferentes datas, concentrando pouco mais 50 pessoas em cada uma das sessões. O obejtivo é garantir que mesmo distantes, os participantes possam sentir-se parte de uma mesma comunidade. 

Os restantes Retiros da Luz, que entretanto foram cancelados devido à impossibilidade de participação física dos peregrinos por causa do contexto de pandemia e consequente confinamento em que o país se encontra, aguardarão por ocasião mais favorável à sua realização, em formato presencial.

 

PROGRAMA do Retiro online

“Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro”

Sexta

21:00 | Apresentação. Abrir o silêncio

Tema 0: A gruta: uma geografia interior

Sábado

09:00 | Oração da manhã

09:30 | Partilha

10:30 |Tema 1: «Não temais! Eu sou o Anjo da Paz»

13:00 | Almoço

14:00 | Tema 2: «Curvou a fronte até ao chão»

16:00 | Intervalo

16:30 | Tema 3: «Desígnios de misericórdia»

18:30 | Partilha

19:30 | Jantar

21:30 | Oração do Rosário a partir da Capelinha das Aparições

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.