12 de outubro, 2022

2022-10-12procissaoberlim.jpg

Procissão das Velas, com imagem de Nossa Senhora de Fátima, percorrerá as ruas de Berlim nesta noite de 12 de outubro

Procissão irá atravessar as Portas de Brandeburgo e assinala o 33º aniversário da queda do Muro de Berlim, a reunificação da Alemanha e a intercessão de Nossa Senhora na construção da paz.

 

A Alemanha estará, nesta noite de 12 de outubro, unida a Fátima, numa Procissão das Velas onde uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorrerá as ruas de Berlim, atravessando as Portas de Brandeburgo. O momento de oração, que pretende dar graças pelo 33º aniversário da queda do Muro de Berlim, pela reunificação da Alemanha e pela intercessão de Nossa Senhora na construção da paz, irá tambbém recolher donativos para a construção de uma capela de Nossa Senhora de Fátima perto das Portas de Brandeburgo.

“A procissão de velas terá lugar na véspera do 105º aniversário do milagre do sol. Nessa altura, queremos unir-nos à multidão de peregrinos em Fátima que estarão em oração nessa noite, esperando o dia 13 de outubro junto a Nossa Senhora e realizando também uma procissão de velas”, lê-se na nota enviada ao Santuário de Fátima pelo grupo de oração “São João Baptista” de Krefeld, na Alemanha, que dinamiza o momento com o apoio do Apostolado Alemão de Fátima em Petersberg e do escritor e especialista em temas de Fátima Michael Hesemann, de quem terá partido a ideia.

“No contexto da celebração jubilar dos 500 serões de oração do nosso grupo de oração, convidámos Michael Hesemann, especialista em temas de Fátima, que, numa impressionante palestra, [nos mostrou como] a reunificação alemã /europeia se deveu a Nossa Senhora de Fátima e ao Santo Papa João Paulo II e nos questionou sobre o facto de ainda não ter havido uma procissão de ação de graças nas Portas de Brandeburgo em sinal de gratidão pela reunificação da Alemanha”, explica o grupo, na nota informativo à qual o Santuário de Fátima respondeu, associando-se ao momento.

“Do ponto de vista espiritual, na queda do muro de Berlim podemos constatar o triunfo do Coração Imaculado de Maria, como foi prometido em Fátima e que se vai revelando ao longo dos tempos. Como afirmou o Papa São João Paulo II, a Senhora de Fátima teve uma especial participação na vitória da paz e na condução de tantas nações para a liberdade, que o muro ainda hoje representa. Por isso, em Fátima, em fidelidade aos pedidos da Mãe de Jesus, rezamos continuamente pela paz, pela concórdia e pelo diálogo, para que a paz de Cristo seja uma realidade também nos nossos dias. Diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, entregamos as vossas intenções, pedindo-Lhe que seja para todos refúgio e caminho para Deus”, escreve o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, na reposta enviada durante o dia de ontem.

 

Alemanha unida na oração do Rosário

A Procissão das Velas reunirá também os habituais participantes da iniciativa "A Alemanha reza o terço", que semanalmente congrega 700 grupos e mais de 5 mil pessoas em toda a Alemanha na oração do Rosário em lugares públicos.

O momento de oração tem início às 17h00, com uma missa solene no centro espiritual de São Clemente, que tem uma imagem própria de Nossa Senhora de Fátima e que fica nas imediações da da Praça de Potsdam e do “Checkpoint Charlie”. A Procissão das Velas com uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que o Papa São Paulo VI abençoou em Fátima a 13 de maio de 1967, destinada à Alemanha, começará às 18h00 e percorrerá locais emblemáticos da cidade de Berlim: o Memorial do Holocausto, as Portas de Brandeburgo, o Memorial Soviético dos Heróis de Guerra, o Memorial das Vítimas da Construção do Muro, o bairro governamental onde se encontra o edifício do “Reichstag” (no qual trabalha atualmente o parlamento alemão) e a Chancelaria Federal, terminando na Coluna da Vitória, cujo anjo dourado ali representado é tido para os elementos da organização como o Arcanjo Miguel, santo padroeiro da Alemanha e de Portugal, a quem será invocada a “proteção a Alemanha” e onde se confiarão à proteção de Nossa Senhora, através de uma oração de consagração para o qual estão convidados a participar em simultâneo os bispos da Alemanha santuários marianos daquele país.

Os donativos recolhidos neste dia são destinados à construção de uma capela de Nossa Senhora de Fátima perto das Portas de Brandeburgo e apoio do trabalho dos sacerdotes indianos em São Clemente.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.